quinta-feira, 3 de outubro de 2013


EDUCANDÁRIO CLÉRIO CORREIA                                     ANO: 3º
CURSISTA/ALFABETIZADOR: GLECE PEREIRA SANTOS PAIXÃO
ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “AS TRANÇAS DE BINTOU” DE SYLVIANE A. DIOUF.

ÁREA:
Português
• Matemática
• Ciências
• Geografia
• Artes
DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM:
Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidade voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias  (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceitos linguísticos ,e outros).

CONTEÚDOS:
• Reprodução da história através de desenhos.
• Produção de texto.
• Mapa-múndi.
• Pesquisa.
• Ditado de palavras.
• Separação de sílabas.
• Costumes da África.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

► PORTUGUÊS

• Identificar título, tema, personagens e ações do texto.
• Compreender diferentes mensagens expressas em diferentes gêneros textuais, orais e escritas.
•Produzir textos orais e escritos de acordo com as situações comunicativas propostas.
• Desenvolver a expressão oral, participando de conversas, expondo sua opinião e respeitando a dos colegas.
• Grafar palavras com atenção.
• Separar sílabas e contar com exatidão.
• Reproduzir a história” As Tranças de Bintou “ através de desenhos com criatividade.

► MATEMÁTICA

• Qualificar e quantificar seu conhecimento matemático a respeito da história.
• Interpretar e resolver problemas.
• Observar sua postura frente à Matemática.

► CIÊNCIAS

•Elaborar perguntas e aprender como encontra conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
• Estimular o exercício intelectual.
• Assumir comportamento ético relacionado à conduta humana em relação ao meio ambiente nos seus aspectos positivos e perceber que os aspectos negativos são incompatíveis com a presença da vida.

► GEOGRAFIA

• Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
• Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.

JUSTIFICATIVA:

         Este trabalho visa propiciar ao educando o desenvolvimento do raciocínio. Por meio da reflexão sobre a realidade que o cerca, para que ele tenha condições de analisar, comparar, solucionar problemas, inovar, aprender com os outros por meio da discussão, do debate, da troca de papéis, ele será remetido a uma profunda mudança de atividade , valorizando, respeitando a cooperação, as opiniões dos outros, sendo esse o seu objetivo principal, pois acredita-se que por meio de conceitos , fatos,situações,o educando estará apto a propiciar o resgate de atitudes de solidariedade ,justiça ,respeito mútuo ,diálogo e o cultivo de valores tão importantes para a reconstrução da sociedade.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

4 dias.

   MATERIAIS:

Livro: As Tranças de Bintou;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Lápis de cor;
Cartolina;
Cola;
Tesoura;
Data show;
Mapa-múndi.
Computador.

ATIVIDADES:

1º MOMENTO:

Apresentação da sequencia didática aos alunos com exposição do livro “As Tranças de Bintou”, combinando o que será aprendido; conversa informal e levantamento de conhecimentos prévios sobre a mesma. Após o término os alunos serão convidados a escrever um texto pequeno sobre o que entenderam sobre a história; depois os alunos serão solicitados a trocar suas produções e cada um vai verificar se os colegas soube organizar as informações.

2º MOMENTO:

Será realizado um ditado com palavras referentes ao texto. As palavras que serão utilizadas: conchinhas, enfeitadas, chorando, sonho, sossegados, bochechas, Bintou, bonita, felizes, ninhos, passarinhos cabeça, filhotes, vezes, tranças, pedras, Irmã, abraça.
Após o término do ditado pedir ao aluno que separe as silabas ,conte e classifique-as.

3º MOMENTO:

Os alunos serão convidados a fazer um texto não verbal (desenho) para a construção de um mural a partir da leitura que escutaram.
Levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que eles pesquisem os principais costumes presentes na África.

4º MOMENTO:

Apresentar o mapa-múndi aos alunos e pedir que eles identifiquem o continente africano.
Fazer um gráfico juntos professor e alunos, com a quantidade de personagens encontros no texto.
Expor o material produzido pelos alunos sobre As Tranças de Bintou no pátio da escola.

AVALIAÇÃO:


Será feita mediante o desempenho da turma ao resolver as atividades propostas.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AFRÂNIO GOMES DE CARVALHO.
PROFESSORA: NILDA MARIA DE OLIVEIRA – 3º ANO
COORDENADORA- ISABEL CRISTINA
ÁREA DE ESTUDO: PORTUGUES – MATEMÁTICA

1- Direito de aprendizagem:
·        Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor;
·        Localizar informações explícitas em textos lidos pelo professor;
·        Formular e realizar cálculos mediante situações-problemas;
·        Estimular o raciocínio do aluno.
2- Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos a identificar e elaborar gêneros textuais adquirindo conhecimentos.
3- Objetivos Específicos
·        Usar o dicionário corretamente;
·        Interpretar o texto lido pelo professor;
·        Produzir um texto a partir do que foi lido;
·        Produzir uma lista de palavras com vocabulário.
·        Construir um mural com os textos produzidos pelos alunos.
Livro- As tranças de Bintou
Explicar aos alunos que durante 3 dias iremos trabalhar com o livro.
      1º momento
·        Leitura do livro;
·        Exploração do texto oralmente.
2º momento
·        A partir das observações feitas, pedir que os alunos criem um texto descrevendo suas características.
·        Na sala de aula comentar com os colegas as diferenças.
3º momento
·        Expor os textos no mural da sala.
·        Retirar do texto as palavras de difícil entendimento;
·        Procurar no dicionário o significado das palavras.

   Confeccionar uma lista das palavras com o significado para exposição.

Escola Municipal Adetino Manoel do Nascimento

Escola Municipal Adetino Manoel do Nascimento
Professora: Marilza Borges Soares
Série/Ano: 1º e 2° ano
Duração: 3 Dias
Orientadora: Isabel Cristina Moreira
Sequência Didática: Cadê o doce que estava aqui?














Objetivos:

  • Despertar o gosto de ouvir histórias;
  • Aprimorar os conhecimentos e conhecer vários gêneros;
  • Desenvolver a oralidade.

1ª Etapa:
  • Organizar os alunos em círculo e contar a história escolhida;
  • Fazer perguntas orais;
  • Falar sobre os gêneros textos;
  • Confeccionar uma receita.

2ª Etapa:
  • Conversa informal e dialogada;
  • Confeccionar o cardápio;
  • Confeccionar o anúncio;
  • Confecção do convite.

3ª Etapa:
  • Confecção da placa;
  • Cartaz;
  • Culminância.


SEQUENCIA DIDÁTICA: GÊNEROS TEXTUAIS
















Escola Municipal Professor Afrânio Gomes de Carvalho
                               Série: 3º. Ano
Professores: Nilda Maria de Oliveira
                         Lindimar Bispo Santos.
Coordenadora: Isabel Cristina
SEQUENCIA DIDATICA
*Área de Estudo: Português e Matemática
*Direito de aprendizagem
Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor.
Localizar informações explicita em textos lidos pelo professor.
Realizar interferências em texto diferentes gêneros temáticos lidos com autonomia.
Apreender assuntos/ temas tratados em partes em texto diferentes gêneros lidos com autonomia.
Objetivo geral-
Proporcionar aos alunos a identificar e elaborar gêneros textuais adquiridos conhecimentos necessários para a vida cotidiana.
Objetivos específicos
* Produzir lista de convidados                                         
*cartaz
*convite                                                                                   
*cardápio ilustrado
*Produzir uma receita da mousse de maracujá
*Recursos utilizados:
 Livro- Bruxa, Bruxa- venha à minha festa.
*quadro
*lápis
*papel madeira
*caneta
*pincel atômico
*emborrachado
*hidrocor
*tesoura
*cordão
*papel ofício
*leite condensado
*creme de leite
*suco de maracujá (concentrado)
*copo descartável
*colher, CD, DVD/ Micro sistem
Disciplinas: Português, matemática.
Leitura do Livro: Bruxa, Bruxa- venha á minha Festa-Arden Druce
 1º momento:
Leitura e exploração dos gêneros textuais.
·        Explicar aos alunos que durante três dias eles organizarão uma festa imaginaria.
·        Fazer a exploração da capa do livro: ilustração, autor.
·        Solicitar dos alunos que confeccione a lista dos convidados que irão participar da festa
    2º  momento
·        Fazer leitura da lista de convidados.
·        Propor a confecção dos convites, cartaz, cardápio ilustrado.
·        Propor a construção de um cartaz com receita de mousse.
·        Separar ingredientes comprados por litros, peso e dúzia.
    momento
·        Comentar a quantidade, origem de cada ingrediente.
·        Reprodução da receita da mousse, exposição de todo material confeccionado durante os três dias.
·        Realização da festa.


Vídeos