segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEQUÊNCIA COM JOGOS DO CEEL



ESCOLA: ESCOLAS REUNIDAS DE MACARANI

 PROFESSORAS: EDNICE COELHO e FABIANA BRITO       

           SÉRIE: 1º ANO B - TURNO: MATUTINO 
                                                   RELATÓRIO PNAIC
 
1º MOMENTO:

Iniciamos a nossa aula com a apresentação de uma leitura deleite Dona Lucinha para nossos alunos, onde nos levou a concluir que somos capazes de desenvolver nossas atividades, que dependemos um dos outros para que juntos possamos alcançar nossos objetivos pedagógicos.
Organizamos as crianças em círculo para iniciamos a leitura do texto sobre Dona Lucinha. Seguimos com a socialização das ideias, experiências e dúvidas em relação ao texto. Discutimos sobre a importância do sentimento daquela criança que na verdade estava pedindo socorro. Encerramos o nosso primeiro momento com uma reflexão sobre o tema em questão.

Conversamos sobre a importância da Leitura onde fizemos juntas com os alunos uma reflexão sobre o texto apresentado
.

                   Leitura de deleite: Dona Licinha
A senhora não me conhece. Faz tanto tempo e me lembro de detalhes do seu jeito, sua voz, seu penteado e roupas... A senhora ensinava na 3a série B e eu era aluna da 3ª série C no Grupo Escolar do Tatuapé... Passava no corredor fazendo figa para mudar de classe, pra minha professora viajar e nunca mais voltar, pra diretora implicar e me mandar pra 3ª B. Nunca tive tanta inveja na minha vida como tive das crianças da série B.
 Lembro que na sua sala se ouviam risadas quase o tempo todo. Maior gostosura! De vez em quando, um enorme silêncio quebrado por uma voz suave...era hora de contar histórias. Suspirando, eu grudava na janela e escutava o que podia... Também muitos piques e hurras, brincadeiras correndo solto. Esconde-esconde, telefone sem fio, campeonato de Geografia. Tanto fazia a aprontação inventada. Importava era sentir a redonda contenteza dos alunos.
A sua sala era colorida com desenhos das crianças, um painel com recortes de revistas e jornais, figurinhas bailando em fios pendurados, mapas e fotos... Uma lindeza rodopiante mudada toda semana! Vi pela janela seus alunos fantasiados, pintados, emperucados, representando cenas da História do Brasil! Maior maravilhamento! Demorei, entendi. Quem nunca entendeu foi a minha professora... Seu segredo era ensinar brincando. Na descoberta! Na contenteza!
Nunca ouvi berros, um "Cala boca", "Aqui quem manda sou eu" e outras mansidões que a minha professora dizia sem cansar. Não escutei ameaças de provas de sopetão, castigos, dobro da lição de casa, chamar a diretora, com que a minha professora me aterrorizava o tempo todo...
 Dona Licinha, eu quis tanto ser sua aluna quando fiz a 3a série. Não fui... Hoje, tanto tempo depois, sou professora. Também duma 3a série. Agora sou sua colega... Só não esqueço que queria estar na sua classe, seguir suas aulas risonhas, sem cobranças, sem chateações, sem forçar barras, sem fazer engolir o desinteressante. Numa sala colorida, iluminada, bailante. Também quero ser uma professora assim. Do seu jeito abraçante.
 Hoje, vi uma garotinha me espiando pela janela. Arrepiei. Senti que estava chegando num jeito legal de estar numa sala de aula... Por isso resolvi escrever para a senhora. Vontadona engolida por décadas. Tinha que dizer que continuo querendo muito ser aluna da Dona Licinha. Agora, aluna de como ser professora. Fazendo meus alunos viverem surpresas inventivas. Um abraço apertado, cheinho de gostosuras, da Ciça.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/dona-licinh634216.shtml
                                                        
2º MOMENTO:
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO CEEL – SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 Sabemos que os jogos são importantes recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), uma vez que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, as crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.
Foi proposto essa aula sobre a temática “jogos na alfabetização” para a reflexão fonológica dos alunos, socializando alguns jogos pedagógicos de apoio à alfabetização jogos esses enviados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas, haja vista o interesse e o prazer dos alunos pelos jogos.
A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
  • Participar de interações orais em sala de aula;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras.

 1ª Atividade:

 JOGO: BINGO DAS LETRAS INICIAIS
 Possibilita ao aluno observar que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes.
Para isso, organizamos a sala de aula, criamos um ambiente propício para o jogo. Motivamos os alunos, perguntado quem gosta de jogar.  Exploramos as regras e aproveitamos para trabalhar com texto instrucional. Chamamos a atenção dos alunos para a estrutura deste gênero textual. E ainda trabalhamos de forma vivenciada, dando mais ênfase aquele aluno que tem mais dificuldades de aprendizagem, utilizamos para complementar jogo jogando com o alfabeto móvel.
2ª Atividade:
JOGO: PALAVRA DENTRO DA PALAVRA 
As crianças foram divididas em equipes com 4 participantes cada. As regras foram lidas e explicadas e dúvidas quanto ao encaminhamento do jogo foram tiradas. Por meio deste jogo as crianças puderam perceber que uma palavra pode conter dentro dela outras palavras, como no caso de casa contendo asa. Isto contribuiu para que raciocínios mentais relacionados à reversibilidade, composição e decomposição e noções de conjuntos que contêm diferentes elementos fossem acionados.
A maioria dos alunos conseguiu desenvolver o jogo com facilidade, sendo que a principal dificuldade esteve relacionada com figuram que poderiam representar várias palavras ao mesmo tempo, como a confusão que fizeram entre fio e linha.
 Os poucos alunos que ainda não conseguiam perceber que pode existir palavras dentro de outras palavras foram auxiliados diretamente pelas professoras e pelos próprios colegas que já dominavam este processo.
3ª Atividade:
JOGO: QUEM ESCREVE SOU EU
Consolidar as correspondências grafofônicas, conhecendo as letras e suas correspondências sonoras;
Escrever palavras com fluência, mobilizando rapidez, o repertório de correspondências grafofônicas já construído.
Consolidar as correspondências grafofônicas é umas aprendizagem fundamental para os alunos em processo de alfabetização.
Levar o aluno a escrever palavras, compará-las com as cartelas de correção e com a escrita de outros colegas é uma prática que os leva a tentar registrar todos os fonemas, já que esse procedimento é necessário para que se ganhe o jogo.
Com isso os alunos estarão refletindo sobre as unidades sonoras e suas correspondências gráficas, para que seja possível o registro das palavras.

Sequência Didática Viviana, a rainha do Pijama...3º ano..Cursista: Maria Aparecida Caldas..



Escola Municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio.
Cursista. Maria Aparecida Silveira Caldas    
 3º Ano A
Orientadora: Isabel Cristina                                   




1. Sequência Didática de Gêneros Textuais, utilizando o livro Viviana, a rainha do pijama, de Steve Webb.



2. Área / Componentes Curriculares


·        Língua Portuguesa; (Gêneros Textuais: Anúncio; avisos; bilhete; cardápio; cartaz; convite; lista e receita.)
      ·    


Direitos Gerais de Aprendizagem.

3. (Língua Portuguesa)

3.1. Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos;

3.2. Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar ( gêneros textuais, como: anúncio, bilhete, cardápio, cartaz, convite, lista e receita).


Direitos de Aprendizagem

4. (Língua Portuguesa)

4.1. Leitura:

·        Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;

·        Aprender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros.



4.2. Produção de textos escritos:

·        Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais;

·        Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

5. Justificativa

·        O trabalho com gêneros textuais é de grande importância para o aprendizado das crianças. Propor atividades contextualizadas e que envolvam diferentes tipos textos é preciso para que os educandos compreendam essa diversidade e a finalidade de cada um, visando uma melhoria na leitura e escrita destes gêneros textuais.


        
6. Objetivos Gerais

·        Conhecer a importância dos gêneros textuais;

·        Produzir diversos tipos de textos à partir dos gêneros estudados.



7. Duração da sequência –  3 dias



8. Materiais

·        Livro ‘ Viviana, a rainha do pijama’;
·        Papel branco;
·        Data show;
·        Notebook;
·        Pincel atômico;
·        Lápis de cor;
·        Ingredientes para receita da mousse.


9. Atividades

·        Leitura e interpretação oral do livro  Viviana, a rainha do pijama;

·        Realização da festa do pijama;

·        Construção de diversos gêneros textuais, como: anúncio, bilhete, cardápio, cartaz, lista, receita.


10. Metodologia

·        1º momento (1º dia) – Foi mostrado em slides a história do livro de Steve Webb, Viviana, a rainha do pijama, em seguida discutimos dois gêneros textuais contidos no livro: lista e carta;

·        2º momento (2º dia) – A turma foi dividida em grupos de três alunos, os quais estariam com a incumbência de criar um gênero textual, para que realizássemos a festa do pijama, gêneros estes que entusiasmasse os “animais” a virem à festa.


·        3º momento (3º dia) – O grande dia chegou! Antes da realização da festa, apresentei o livro impresso Viviana, a rainha do pijama, para que a turma relembrasse da história. A turma se encontrava ansiosa, pois iriam apresentar os trabalhos construídos ao longo dos dias. Foi realizada a festa do pijama e concretizada a receita da mousse de maracujá, saboreada por toda a turma.



11. Avaliação

·        Será feita, mediante as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Sequência Didática do livro As tranças de Bintou



Escola Municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio.
Cursista. Maria Aparecida Silveira Caldas          3º Ano A
Orientadora: Isabel Cristina                                   



1. Sequência Didática utilizando o Livro As tranças de Bintou de Sylviane A. Diouf


2. Área / Componentes Curriculares


ü         Língua Portuguesa; ( Diversidade cultural e Preconceito)
ü         História; (Identidade)
ü        Geografia. (O continente Africano)

      ·    

Direitos Gerais de Aprendizagem.

3. (Língua Portuguesa)

3.1. Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceitos linguísticos, entre outros.)

3.2. Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo e respeitando os turnos de fala.


4. (História)

4.1. Identificar – se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, etc.)

4.2. Dialogar e formular reflexões a respeito das semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros dos grupos de convívio dos quais participa.


5. (Geografia)

5.1. Descrever as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens.

5.2. Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
5.3. Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região.




6. Justificativa

ü  Diante da diversidade encontrada nas escolas, torna-se imprescindível o trabalho de conscientização entre as crianças, para que relações sociais harmoniosas sejam estabelecidas, bem como, a valorização das individualidades para a superação de possíveis desajustes causados pelo preconceito.


7. Duração da sequência –  4 dias



8. Materiais

ü           Slides do Livro As tranças de Bintou;
ü         O livro impresso;
ü         Data show;
ü        Notebook;
ü        Mapa Mundi;
ü       Carteira de identidade (RG);
ü       Clip da Turminha do Marcelo, como é bom ser diferente.


9. Atividades

ü       Leitura do livro As tranças de Bintou;
ü       Exibição dos slides;
ü       Exibição do clip Como é bom ser diferente;
ü      Debate sobre o preconceito, em uma roda de conversa;
ü      Confecção de uma carteira de identidade;
ü      Leitura e identificação do continente Africano, no mapa mundi;
ü      Pesquisa sobre a cultura africana, em seus diversos aspectos, como a música, a dança e comidas típicas;
ü     Dança de capoeiristas.


10. Metodologia


ü  (1º dia) Em uma roda de leitura, foi feita a leitura do livro As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf. Em seguida, fizemos um debate sobre a diversidade cultural e o preconceito, de diversos ângulos. Para fechar a aula, assistiram o clip como é bom ser diferente, da Turminha do Marcelo.


ü  (2º dia) Começamos a aula com os slides do livro, relembrando o que havia sido lido e dito no dia anterior. Depois trabalhamos a identidade de cada um, fazendo com que o aluno reconhecesse a identidade de Bintou. E, confeccionamos um carteira de identidade, para mostrar como existem as diversidades, tanto no nome, como na raça, cultura, nacionalidade, etc.


ü  (3º dia) Utilizamos o mapa mundi, para que cada aluno tivesse a oportunidade de reconhecer no mapa, o continente Africano, fazendo uma ligação com a personagem de Bintou, reconhecendo a raça negra e quebrando o preconceito racial. E fechando a aula, a turma foi dividida em 3 grupos, que na aula de informática, deveriam fazer uma pesquisa, sobre algumas danças, músicas e comidas típicas da África, para que seja apresentada na aula seguinte.



ü  (4º dia) Terminando a sequência didática, os grupos expuseram os trabalhos feitos na aula de informática. Houve uma grande empolgação quando se tratou das danças. E finalizando, um grupo de capoeiras fez a dança no pátio da escola.


11. Avaliação

ü  Será feita, mediante as atividades desenvolvidas em sala de aula e da pesquisa executada em casa.