segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Profª Rosângela

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

LIVRO: AS TRANÇAS DE BINTOU


DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, ARTES, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.


ESCOLA MUNICIPAL ELENI BLESA SILVA.
(ITABAI) MACARANI-BAHIA

PROFESSORA: ROSÂNGELA DUCA DE OLIVEIRA


ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA MOREIRA SANTOS


TURMA: MULTISSERIADA


SETEMBRO DE 2013


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: AS TRANÇAS DE BINTOU



DISCIPLINAS:


Português, Matemática, Ciências, Artes, História e Geografia.


DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
  Produção compreensão de textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão argumentação, comunicação e resolução de problemas propostos sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, preconceito linguístico, dentre outros)

CONTEÚDOS:
Ø  Produção de texto
Ø  Problemas
Ø  Cultura africana
Ø  Localização no Mapa-múndi
Ø  Corpo humano
Ø  Desenho
OBJETIVOS:
 Ø  Aprender a conviver com as diferenças.
Ø  Conhecer aspectos da diversidade cultural africana (costumes).
Ø  Perceber que cada fase da vida tem sua importância e suas características, de acordo com o  contexto cultural de cada país.
    
JUSTIFICATIVA:
 Este Trabalho destaca a importância do aluno dominar a leitura, compreender o ambiente natural e social, aprender atitudes e valores de costumes africanos, identificando diversidades e aspectos culturais relevantes fazendo com que os alunos se expressem  escrita  e oralmente.

RECURSOS:
Ø  Livro “As tranças de Bintou”  Sylviane Anna Diouf;
Ø  Folha de ofício; lápis e lápis de colorir,
Ø  Mapa-múndi. (Globo)
Ø  Vídeo “As tranças de Bintou.”

ATIVIDADES:
SEGUNDA-FEIRA: LÍNGUA PORTUGUESA

Ø  Apresentação do vídeo: “As tranças de Bintou.”
Ø  Organizar a turma em semicírculo para leitura do livro, “As tranças de Bintou.”
Ø  Espaço para  questionamento do conto e discussão .
Ø  Lançar perguntas como:

O lugar onde vive a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos?
Pela leitura do livro, podemos perceber que diferenças entre a vida de Bintou e a de vocês? E que semelhanças?
Por que ela não podia ter tranças?
Que coisas meninos e meninas que vivem aqui não podem fazer?
O maior desejo de Bintou era poder usar tranças. E o seu maior desejo, qual é?
Montar com eles um envelope de desejos.
Depois de montado, pedir que cada criança retire um desejo aleatoriamente e leia para a turma. Por último, pedir que escrevam uma história sobre o seu maior desejo.
Organizar com eles as regras da escrita que não podem ser esquecidas e que serão avaliadas pelo professor.
Uso de parágrafos, letras maiúsculas, organização das ideias, início, meio e fim.

TERÇA - FEIRA: MATEMÁTICA E ARTES

Apresentar uma das páginas do livro onde aparece Bintou e pedir que façam à contagem do número de birotes em sua cabeça. E pedir  os alunos que criem problemas envolvendo o número de birotes de Bintou e solucione. Desenhar menina Bintou  no papel ofício .


QUARTA - FEIRA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Utilizando o Globo mapa, pedir que os alunos localizem a África, identificando os países abrindo discussão sobre características do continente africano, relatar aos alunos um breve histórico da participação africana na História do Brasil (colonização, escravidão, quilombos e libertação dos escravos)

QUINTA - FEIRA: CIÊNCIAS

Utilizando um boneco, para localizar partes do corpo e destacar diferenças de cor de pele, olhos, tipo de cabelo, enfatizando a herança genética de cada um. Em seguida pedir que os alunos escrevam um pequeno texto descrevendo suas características físicas.


ESCOLA MUNICIPAL ELENI BLESA SILVA.
PROFESSORA: ROSÂNGELA DUCA DE OLIVEIRA
ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA MOREIRA SANTOS
TURMA:  MULTISSERIADA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO: AS TRANÇAS DE BINTOU