quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sequência Didática: As tranças de Bintou

Centro Educacional Professora Elza de Souza Porto.
Professora: Fernanda Freire
Série: 3º ano A             
Orientadora: Isabel Cristina
Sequência didática: As tranças de Bintou (Syluviane A. Dionf)
Componentes curriculares:
  • Português
  • Geografia (diversidade cultural)
Direitos de aprendizagem

A aprendizagem significativa supõe um ensino sistemático que permita a criança explorar, experimentar, reorganizar informações e conceitos, com vista à conquista de novas aquisições de conhecimentos, habilidades e formação de atitudes e valores.

Justificativa

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- Língua Portuguesa- para formar escritores competentes é preciso oferecer condições para os alunos criarem seus próprios textos, isso só é possível se tiverem construído um amplo repertório de modelos que lhes permitam criar e recriar os próprios textos. Por isso, formar bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção, mas de práticas constantes de leituras.
O texto: As tranças de Bintou, tem como finalidade propiciar o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexão sobre valores e padrões sociais e sensibilidade da classe sobre práticas para a construção de uma sociedade que valoriza a diversidade humana, o respeito mútuo e a cidadania.

Objetivo geral:
  • Desenvolver a capacidade de ler e compreender o texto, aplicando as habilidades de leitura.
Objetivo específico:
  • Parafrasear o texto desenvolvendo os temas envolventes;
  • Identificar e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de divulgação de valores, diversidade cultural e étnica;
  • Utilizar características para completar trechos e perceber mudanças de sentidos de acordo com o que foi acrescentado.
Conteúdo:
  • leitura;
  • contos;
  • recontos;
  • interpretação;
  • oralidade;
  • produção textual;
  • emprego de ortografia;
  • artes( confecção das tranças de Bintou com papel crepom);
  • jogos musicais;
  • brincadeiras;
  • danças;
  • data show;
  • mapa mundi.
Duração:

3 dias

Metodologia:

1º dia: Apresentação do livro e a autora; ler a história: As tranças de Bintou; mostrar o vídeo para os alunos; em conversa com os alunos faremos uma sondagem sobre seus conhecimentos prévios sobre o que é diversidade cultural, o que eles sabem sobre isso, se alguém entre eles procedem de outros estados, ou se conhecem alguém da família.

2º dia: Pedir para recontar a história; interpretar os textos oralmente e escrita; mostrar bonecas de cores diferentes para os alunos, pedir que escolham a boneca de sua preferência; apresentar para os alunos algumas das diferentes músicas, canções e ritmos das diferentes culturas; confeccionar cartaz.

3º dia: Produção de texto; após da elaboração dos cartazes os alunos se organizaram para a exposição em sala e apresentação da cultura, país ou estado, mostrando sua localização no mapa; após confeccionar as tranças de Bintou com papel crepom.

Avaliação:

Será feita mediante a participação ativa doa alunos.

Referências:

·         PCNs: Parâmentros Curriculares Nacionais;
·         Bragança Angiolina: Letramento e alfabetização FTD.1ªedição, 2011;
·         Carpaneda Isabella: Letramento e alfabetização FTD.1ªedição, 2011;

·         Rama Ângela: Projeto Prosa Ensino Fundamental.