quinta-feira, 3 de outubro de 2013


EDUCANDÁRIO CLÉRIO CORREIA                                     ANO: 3º
CURSISTA/ALFABETIZADOR: GLECE PEREIRA SANTOS PAIXÃO
ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “AS TRANÇAS DE BINTOU” DE SYLVIANE A. DIOUF.

ÁREA:
Português
• Matemática
• Ciências
• Geografia
• Artes
DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM:
Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidade voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias  (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceitos linguísticos ,e outros).

CONTEÚDOS:
• Reprodução da história através de desenhos.
• Produção de texto.
• Mapa-múndi.
• Pesquisa.
• Ditado de palavras.
• Separação de sílabas.
• Costumes da África.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

► PORTUGUÊS

• Identificar título, tema, personagens e ações do texto.
• Compreender diferentes mensagens expressas em diferentes gêneros textuais, orais e escritas.
•Produzir textos orais e escritos de acordo com as situações comunicativas propostas.
• Desenvolver a expressão oral, participando de conversas, expondo sua opinião e respeitando a dos colegas.
• Grafar palavras com atenção.
• Separar sílabas e contar com exatidão.
• Reproduzir a história” As Tranças de Bintou “ através de desenhos com criatividade.

► MATEMÁTICA

• Qualificar e quantificar seu conhecimento matemático a respeito da história.
• Interpretar e resolver problemas.
• Observar sua postura frente à Matemática.

► CIÊNCIAS

•Elaborar perguntas e aprender como encontra conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
• Estimular o exercício intelectual.
• Assumir comportamento ético relacionado à conduta humana em relação ao meio ambiente nos seus aspectos positivos e perceber que os aspectos negativos são incompatíveis com a presença da vida.

► GEOGRAFIA

• Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
• Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.

JUSTIFICATIVA:

         Este trabalho visa propiciar ao educando o desenvolvimento do raciocínio. Por meio da reflexão sobre a realidade que o cerca, para que ele tenha condições de analisar, comparar, solucionar problemas, inovar, aprender com os outros por meio da discussão, do debate, da troca de papéis, ele será remetido a uma profunda mudança de atividade , valorizando, respeitando a cooperação, as opiniões dos outros, sendo esse o seu objetivo principal, pois acredita-se que por meio de conceitos , fatos,situações,o educando estará apto a propiciar o resgate de atitudes de solidariedade ,justiça ,respeito mútuo ,diálogo e o cultivo de valores tão importantes para a reconstrução da sociedade.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

4 dias.

   MATERIAIS:

Livro: As Tranças de Bintou;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Lápis de cor;
Cartolina;
Cola;
Tesoura;
Data show;
Mapa-múndi.
Computador.

ATIVIDADES:

1º MOMENTO:

Apresentação da sequencia didática aos alunos com exposição do livro “As Tranças de Bintou”, combinando o que será aprendido; conversa informal e levantamento de conhecimentos prévios sobre a mesma. Após o término os alunos serão convidados a escrever um texto pequeno sobre o que entenderam sobre a história; depois os alunos serão solicitados a trocar suas produções e cada um vai verificar se os colegas soube organizar as informações.

2º MOMENTO:

Será realizado um ditado com palavras referentes ao texto. As palavras que serão utilizadas: conchinhas, enfeitadas, chorando, sonho, sossegados, bochechas, Bintou, bonita, felizes, ninhos, passarinhos cabeça, filhotes, vezes, tranças, pedras, Irmã, abraça.
Após o término do ditado pedir ao aluno que separe as silabas ,conte e classifique-as.

3º MOMENTO:

Os alunos serão convidados a fazer um texto não verbal (desenho) para a construção de um mural a partir da leitura que escutaram.
Levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que eles pesquisem os principais costumes presentes na África.

4º MOMENTO:

Apresentar o mapa-múndi aos alunos e pedir que eles identifiquem o continente africano.
Fazer um gráfico juntos professor e alunos, com a quantidade de personagens encontros no texto.
Expor o material produzido pelos alunos sobre As Tranças de Bintou no pátio da escola.

AVALIAÇÃO:


Será feita mediante o desempenho da turma ao resolver as atividades propostas.

Um comentário: