sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AFRÂNIO GOMES DE CARVALHO.
PROFESSORA: LINDIMAR BISPO – 3º ANO
COORDENADORA: ISABEL CRISTINA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1- Direito de aprendizagem
·        Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor
·        Localizar informações explicita em textos lidos pelo professor.
2- Objetivo geral
·        Proporcionar aos alunos as diferenças entre gêneros textuais adquiridos.
3- Objetivos específicos
·        Ouvir com atenção para coletar informações relevantes.
·        Identificar características da história trabalhada.
4- Conteúdos
·        Reescrita de um texto.
·        Empregar a ortografia corretamente
Recursos
Livro: As tranças de Bintou de Diouf Sylviane; Maquina fotográfica; Sala de informática.
Público alvo: alunos do 3º ano .
Tempo estimado: 4 dias.
Desenvolvimento
Aula 1
·        Ler para os alunos algumas curiosidades sobre As tranças de Bintou;
·        Ler o texto As tranças de Bintou.
Aula 2
·        Fazer a compreensão e a interpretação do texto.
Aula 3
·        Levar os alunos a identificarem sinais de pontuação e a fala do personagem.
Aula 4

·        Reescrever algumas palavras através da digitação.

Para finalizar nosso encontro, cantamos Lulu Santos "como uma onda no mar"

Essas meninas vão longe. Amo vcs

Sequência Didática As tranças de Bintou



Escola municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio
Professora : Ediene Mendonça De Souza Meira
3º ano B
Tema: Heterogeneidade e as Diversidades Culturais.
Orientadora: Izabel Cristina
1-Sequência Didática utilizando o livro as “As tranças de Bintou”.
Áreas - Língua Portuguesa, História e Artes.
Direitos de Aprendizagem
●Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros veiculados a em suportes textuais diversos e atendera diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que o discurso são criados e recebidos.
2-Conteúdos:
● Leitura e interpretação.
● Produção textual
● Sinais de pontuação;
● Ilustração;
● Racismo;
Direitos de aprendizagem;
Língua portuguesa.
● Compreender e produzir textos;
● Desenvolver a oralidade e a escrita;
●Apreciar e usar situações significativas aos gêneros literários
● Participar de situações de leitura oral;
● Refletir sobre valores e comportamentos sociais.
História-
● Identificar-se a si e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares ,culturais, profissionais, escolares ,religiosos etc).
Artes;
●Reforçar e valorizar a herança cultural, artística e estéticas dos alunos.
●Ampliar seus olhares e escutas sensíveis e formas expressivas através de experiências estéticas e poéticas com base nas inter-realidades que eles conhecem ou possa vir a conhecer.
3-Justificativa
Por meio deste trabalho pretende-se trabalhar com os alunos a leitura, as diferenças a oralidade, bem como sensibilizá-los quanto às questões raciais e o respeito às diferenças, reconhecer que cada região tem uma cultura e deve ser respeitada por todos.
Duração das atividades:
4 dias.
Material usado:
Livro “as tranças de Bintou”
·         Caderno;
·         Lápis de cor;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Cartolina;
·         Papel ofício;
·         Vídeo;
·         Data show;
·         Computador.
Atividades 1º dia:
Conversa informal com os alunos explicando como será realizada a sequência didática, apresentando o livro a ser trabalhado. Roda de leitura com a história “As tranças de Bintou”, ao termino da história, pedir aos alunos que reescreva um pequeno texto recontando o que eles entenderam da história, pedir que eles identificam quem são os personagens da história fazendo uma interpretação oral.
Atividade 2º dia:
Nessa etapa convidei os alunos a assistirem um vídeo com a história “As tranças de Bintou”, logo após foi realizado de um cartaz com umas ilustrações da história e nessas imagens os alunos desenvolveram frases trabalhando  os sinais de pontuação.
Atividade 3º dia:
Nesse momento, apresentação de um vídeo relatando a cultura africana mostrando os costumes em diferentes culturas. Através desse  vídeo   mostrar aos alunos que ”Ser diferente é normal” ,e que cada um tem sua cultura ,e que devemos respeitá-la independente de cor ,raça, classe social.
Culminância do trabalho, 4º dia.
Apresentação de uma música de Gabriel o Pensador, “racismo é burrice”, em seguida exposição dos trabalhos no pátio finalizando a sequência das atividades.


Escola Nossa Senhora Aparecida 

2º ano C - Vespertino 

Porfª Vione Lima 


Histórias








Escola Nossa Senhora Aparecida 

1º ano A - Matutino

Profª: Eidimar e Celeste


Sequência Didática






Escola Nossa Senhora Aparecida 

2º ano B - Vespertino 

Profª Eidimar Rocha Silva 


Sequência Didática







SEQUENCIA DIDÁTICA PROFESSORAS JUCILENE E LUZINETE ESCOLAS REUNIDAS DE MACARANI