sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Escola: Educandário Clério Correia de Mello.
Cursista. Glece Pereira Paixão          3º Ano C
Orientadora: Cristina                                     Ano: 2013


·        Momento de leitura: Os quitutes da vovó

1. Sequência Didática – Folheto, anúncio, receita, bilhete (beijinho de leite em pó).
Série: 3º ano
Realização das atividades: 13h às 17h.

2. Área / Componentes Curriculares
·        Português
·        Matemática
·        Ciências
·        Arte

3. Direitos Gerais de Aprendizagem.

3.1. Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.

3.2. Diferenciar os diversos gêneros literários tendo em vista suas finalidades.

3.3. Compreender e produzir textos organizados a socialização do saber escolar / científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumo, resenhas, dentre outros) e a organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...).

3.4. Participar de situações de leitura / escrita e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, carta de leitores, debates, documentários...).

3.5. Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).

4. Direitos de aprendizagem

4.1. Português

4.1.2. Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades.

4.2. Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.

4.3. Reconhecer finalidades de textos lidos pelas crianças.

5. Matemática.
5.1. Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.

5.2. Identificar os números em diferentes contextos e funções.

5.3. Utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos  de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

6. Ciências

6.1. Aprender a serias, organizar e classificar informações.

6.2. Elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.

7. Arte

7.1. Fazer arte na perspectiva da criação artística como pesquisa e investigação.

7.2. Reconhecer a importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.

8. Justificativa

Mediante a dificuldade que as crianças têm de diferenciar tipos de gêneros textuais, viu-se a necessidade de colocá-los em contato com textos diversificados, estimulando-os a realizar atividades variadas necessárias para sua aprendizagem.

9. Tempo das atividades

9.1. De 8h às 10h. Cópia e leitura da receita e do bilhete.

9.2. De 10h30minh às 11h30minh. Execução da receita.

10. Materiais

10.1. Cartolina, lousa, piloto, papel de oficio, lápis de cor, grafite, cola, tesoura, açúcar, coco, leite em pó, forminhas, bacia, data show e outros.

11. Atividades

11.1. Leitura e interpretação;

11.2. Produção de folhetos, anúncios, receitas e bilhetes;

11.3. Leitura de números naturais;

11.4. Adição

11.5. Informações orais sobre hábitos de higiene e a importância de uma boa alimentação.














ESCOLAS REUNIDAS DE MACARANI 
1º ANO  - PROFESSORAS VANEZE  E ADRIANA

Dramatização dos Três porquinhos




Jogo das sílabas






Caça ao tesouro - Chegando ao tesouro os alunos encontraram um livro de histórias para cada um 





Leitura deleite: O lobo e os sete cabritinhos







 Dramatização da história do Lobo e os Sete Cabritinhos 








                      Representação das diversas situações em que utilizamos os números no dia- a - dia
                                     


Confecção de uma agenda telefônica pelos alunos 





Jogo da memória das diversas situações em utilizamos os números no dia - a - dia



 Simulação de uma viagem de ônibus 



Tabela de preços das passagens



Compra e venda das passagens - Trabalhando o sistema monetário




Representação da música 1,2,3 indiozinhos através do tangram