quarta-feira, 2 de outubro de 2013

fotos da sequência didática com jogos






Escola Nossa Senhora Aparecida
2º ano
Cursista/Alfabetizador: Aline e Lucimar


Sequência didática com jogos


Justificativa:

O trabalho com o bingo é de grande importância para o aprendizado das crianças. A aprendizagem por meio de jogos permite que o estudante
adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos
padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo
quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e
empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.
Os progressos em relação ao conhecimento desses conceitos
verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir
idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.


Objetivos:

      Compartilhar formas de resolução;
      Colocar em jogo estratégias de cálculo;
      Observar as estratégias usadas por colegas
      Desenvolver o raciocínio lógico;  
      Reconhecer símbolos;
      Estimular a contagem; comparar quantidades; reconhecer quantidade.
       Efetuar adição mental.


Duração da Sequência Didática

03 dias

Materiais:

ü  Lousa;
ü  Piloto;
ü  Cartela de bingo com os resultados das adições;
ü  Cálculos da adição recortados dobrados e colocados em uma caixa;
ü  Cubinhos de madeira coloridos para marcar os números sorteados.


Metodologia:


 1º momento (1º dia)

Exploração da tabuada de adição na lousa; Participação dos alunos;
Diferenciar e reconhecer os sinais de adição e igualdade;
Atividades no caderno


  2º momento (2º dia)


Exploração de situações matemáticas;
Resolver operações que envolva adição;
Termos da adição;
Resolver problemas envolvendo adição;



 3 º momento( 3º dia )


                          Chegou o dia do bingo!
   Proponha que os alunos se organizem em grupos de seis para que então se possa explicar as regras do jogo. Cada grupo receberá uma cartela de bingo e cubinhos de madeira coloridos para que possam marcar os resultados das adições sorteadas.
    Dobre os papeis com as adições e os coloque dentro de uma caixa, para que seja sorteada uma operação por vez. Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrar o resultado marcá-lo.  O sorteio das adições deverá ser realizado até que todos completem a cartela do bingo. 



EDUCANDÁRIO CLÉRIO CORREIA:
PROFESSORA: RENATA PEREIRA DA SILVA
TURMA: 3º ANO A
ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ÁREA:

·       Português, Matemática, Ciências e artes.


DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM:

 Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros)


CONTEÚDOS:

Leitura e interpretação
Produção de texto
Problemas
Corpo humano
Capoeira


DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Português

·       Reconhecer e aceitar as diferenças existentes;
·       Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideia e fatos;
·       Participar de interações orais em sala de aula;


Matemática
·       Estimular o raciocínio
·       Levantar hipóteses à partir da história lida;
·       Formular e realizar cálculos mediante situações-problemas;

Ciências

·       Identificar partes do copo humano;
·       Favorecer às crianças a percepção acerca das características  físicas de cada um;
·       Valorizar e aceitar as diferenças.


Arte

·       Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade;
·       Apreciar a apresentação do grupo de capoeira;
·       Jogar a capoeira;


JUSTIFICATIVA:

Pretende-se com este trabalho, levar os alunos a identificar valores, aceitando as diferenças existentes, identificando aspectos culturais relevantes, fazendo com que os alunos se expressem oralmente e através da escrita, desenvolvendo habilidades artísticas.

TEMPO DAS ATIVIDADES:
·      4 dias

MATERIAIS:
·       Livro “As tranças de Bintou” de Sylviane A. Diouf; bonecas; folha de ofício; lápis e lápis de colorir.

ATIVIDADES:


1º momento
Dispor os alunos em um grande círculo. Em seguida realizar a leitura do livro: “As tranças de Bintou.” Após a leitura, abrir espaço para uma roda de conversa, onde será lançadas perguntas do tipo:

Como é o lugar onde vive Bintou?
Como era Bintou?
Qual o sonho de Bintou?
Por que Bintou não podia ter tranças?

O sonho de Bintou era ter tranças. Os alunos deverão redigir um texto, descrevendo seus próprios sonhos e possíveis ações para conseguirem realizá-los.

2º momento
Pedir que os alunos façam desenhos de bonecas sem cabelo;
Em seguida trocar os desenhos e pedir que coloque tranças na cabeça de Bintou, a quantidade que cada um quiser;
 Devolver os desenhos aos seus donos e pedir que elabore problemas à partir da quantidade de tranças colocadas no desenho;
Realizar uma nova troca e pedir que resolva o problema criado pelo colega.


          3º momento

Utilizando várias bonecas, identificar e denominar  partes do corpo( cabeça, tronco e membros)  e destacar possíveis diferenças de cor de pele, olhos, tipo de cabelo, tamanho, etc.
Nessa etapa, é importante que o professor estimule nos alunos a valorização de suas características. Em seguida observar as características de cada aluno, enfatizando a herança genética que trazemos conosco.
 À partir das observações feitas, pedir que os alunos criem um pequeno texto descrevendo suas características físicas.

4º momento

Será convidado um grupo de capoeira para apresentação no pátio da escola;
Em seguida os alunos serão convidados a aprender alguns passos da capoeira;
Por fim, os alunos interagindo com o grupo convidado, deverão realizar uma roda de capoeira.



























SEQUENCIA DIDÁTICA : GÊNEROS TEXTUAIS













ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AFRÂNIO GOMES DE CARVALHO
PROFESSORAS: ERLANE NOBRE SANTOS,  IVANDA COSTA PEIXOTO,MARIA DE LOURDES SILVA, RITA DE CÁSSIA CÚRCIO.
 Série – 1ª e 2ª Ano -2013                                     
Área – Português – Matemática -  Ciências
Leitura do Livro Que delícia de bolo, Elza Calixto – Sílvia Calixto
                1º momento:
Leitura e exploração dos gêneros textuais.
·         Explicar aos alunos que durante cinco dias eles conhecerão os ingredientes de um bolo e a origem dos mesmos.
·         Fazer a exploração da capa do livro: ilustração, autor, após a leitura realizar questionamento sobre o conteúdo.
·         Solicitar os tipos de bolo que eles conhecem escrever os nomes no quadro, lendo junto com ele.
·         Mostrar gravura de bolo.
                  2º  momento
·         Fazer leitura para levantamento de informação de outros tipos te bolos
·         Comparação entre os ingredientes de um bolo e outro.
·         Propor a construção de um cartaz com receita de bolo.
·         Separar ingredientes comprados por litros, peso e dúzia.
·         Propor a escolha e a escrita de uma das receitas do cartaz.
               3º momento-
  Retomada da leitura com representação do cartaz.
·         Usar o alfabeto móvel construindo assim nomes dos ingredientes.
·         Escrever no caderno os mesmos separando-as e classificando-as.
·         Criar frases com coerência.

4º momento
Leitura do livro Que delícia de bolo- Elza Calixto e Sílvia Calixto.
·         O livro focaliza diversos tipos de informações sobre os ingredientes.
·         Comentar a quantidade origem de cada ingrediente.
              5º momento-
 Construção de um caderno ilustrado na ordem alfabética
               6º momento
 Reprodução de uma receita pelo aluno.
Abordagem lúdica
·         Experiência com o fermento.
·         Trabalhar com o jogo da velha.

·         Fazer um bolo e explorar a quantidade