quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Escola Nossa Senhora Aparecida
2º ano
Cursista/Alfabetizador: Aline e Lucimar


Sequência didática com jogos


Justificativa:

O trabalho com o bingo é de grande importância para o aprendizado das crianças. A aprendizagem por meio de jogos permite que o estudante
adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos
padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo
quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e
empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.
Os progressos em relação ao conhecimento desses conceitos
verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir
idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.


Objetivos:

      Compartilhar formas de resolução;
      Colocar em jogo estratégias de cálculo;
      Observar as estratégias usadas por colegas
      Desenvolver o raciocínio lógico;  
      Reconhecer símbolos;
      Estimular a contagem; comparar quantidades; reconhecer quantidade.
       Efetuar adição mental.


Duração da Sequência Didática

03 dias

Materiais:

ü  Lousa;
ü  Piloto;
ü  Cartela de bingo com os resultados das adições;
ü  Cálculos da adição recortados dobrados e colocados em uma caixa;
ü  Cubinhos de madeira coloridos para marcar os números sorteados.


Metodologia:


 1º momento (1º dia)

Exploração da tabuada de adição na lousa; Participação dos alunos;
Diferenciar e reconhecer os sinais de adição e igualdade;
Atividades no caderno


  2º momento (2º dia)


Exploração de situações matemáticas;
Resolver operações que envolva adição;
Termos da adição;
Resolver problemas envolvendo adição;



 3 º momento( 3º dia )


                          Chegou o dia do bingo!
   Proponha que os alunos se organizem em grupos de seis para que então se possa explicar as regras do jogo. Cada grupo receberá uma cartela de bingo e cubinhos de madeira coloridos para que possam marcar os resultados das adições sorteadas.
    Dobre os papeis com as adições e os coloque dentro de uma caixa, para que seja sorteada uma operação por vez. Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrar o resultado marcá-lo.  O sorteio das adições deverá ser realizado até que todos completem a cartela do bingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário