quarta-feira, 2 de outubro de 2013




EDUCANDÁRIO CLÉRIO CORREIA:
PROFESSORA: RENATA PEREIRA DA SILVA
TURMA: 3º ANO A
ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ÁREA:

·       Português, Matemática, Ciências e artes.


DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM:

 Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros)


CONTEÚDOS:

Leitura e interpretação
Produção de texto
Problemas
Corpo humano
Capoeira


DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

Português

·       Reconhecer e aceitar as diferenças existentes;
·       Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideia e fatos;
·       Participar de interações orais em sala de aula;


Matemática
·       Estimular o raciocínio
·       Levantar hipóteses à partir da história lida;
·       Formular e realizar cálculos mediante situações-problemas;

Ciências

·       Identificar partes do copo humano;
·       Favorecer às crianças a percepção acerca das características  físicas de cada um;
·       Valorizar e aceitar as diferenças.


Arte

·       Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade;
·       Apreciar a apresentação do grupo de capoeira;
·       Jogar a capoeira;


JUSTIFICATIVA:

Pretende-se com este trabalho, levar os alunos a identificar valores, aceitando as diferenças existentes, identificando aspectos culturais relevantes, fazendo com que os alunos se expressem oralmente e através da escrita, desenvolvendo habilidades artísticas.

TEMPO DAS ATIVIDADES:
·      4 dias

MATERIAIS:
·       Livro “As tranças de Bintou” de Sylviane A. Diouf; bonecas; folha de ofício; lápis e lápis de colorir.

ATIVIDADES:


1º momento
Dispor os alunos em um grande círculo. Em seguida realizar a leitura do livro: “As tranças de Bintou.” Após a leitura, abrir espaço para uma roda de conversa, onde será lançadas perguntas do tipo:

Como é o lugar onde vive Bintou?
Como era Bintou?
Qual o sonho de Bintou?
Por que Bintou não podia ter tranças?

O sonho de Bintou era ter tranças. Os alunos deverão redigir um texto, descrevendo seus próprios sonhos e possíveis ações para conseguirem realizá-los.

2º momento
Pedir que os alunos façam desenhos de bonecas sem cabelo;
Em seguida trocar os desenhos e pedir que coloque tranças na cabeça de Bintou, a quantidade que cada um quiser;
 Devolver os desenhos aos seus donos e pedir que elabore problemas à partir da quantidade de tranças colocadas no desenho;
Realizar uma nova troca e pedir que resolva o problema criado pelo colega.


          3º momento

Utilizando várias bonecas, identificar e denominar  partes do corpo( cabeça, tronco e membros)  e destacar possíveis diferenças de cor de pele, olhos, tipo de cabelo, tamanho, etc.
Nessa etapa, é importante que o professor estimule nos alunos a valorização de suas características. Em seguida observar as características de cada aluno, enfatizando a herança genética que trazemos conosco.
 À partir das observações feitas, pedir que os alunos criem um pequeno texto descrevendo suas características físicas.

4º momento

Será convidado um grupo de capoeira para apresentação no pátio da escola;
Em seguida os alunos serão convidados a aprender alguns passos da capoeira;
Por fim, os alunos interagindo com o grupo convidado, deverão realizar uma roda de capoeira.



























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