segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sequência Didática Viviana, a rainha do Pijama...3º ano..Cursista: Maria Aparecida Caldas..



Escola Municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio.
Cursista. Maria Aparecida Silveira Caldas    
 3º Ano A
Orientadora: Isabel Cristina                                   




1. Sequência Didática de Gêneros Textuais, utilizando o livro Viviana, a rainha do pijama, de Steve Webb.



2. Área / Componentes Curriculares


·        Língua Portuguesa; (Gêneros Textuais: Anúncio; avisos; bilhete; cardápio; cartaz; convite; lista e receita.)
      ·    


Direitos Gerais de Aprendizagem.

3. (Língua Portuguesa)

3.1. Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos;

3.2. Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar ( gêneros textuais, como: anúncio, bilhete, cardápio, cartaz, convite, lista e receita).


Direitos de Aprendizagem

4. (Língua Portuguesa)

4.1. Leitura:

·        Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;

·        Aprender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros.



4.2. Produção de textos escritos:

·        Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais;

·        Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

5. Justificativa

·        O trabalho com gêneros textuais é de grande importância para o aprendizado das crianças. Propor atividades contextualizadas e que envolvam diferentes tipos textos é preciso para que os educandos compreendam essa diversidade e a finalidade de cada um, visando uma melhoria na leitura e escrita destes gêneros textuais.


        
6. Objetivos Gerais

·        Conhecer a importância dos gêneros textuais;

·        Produzir diversos tipos de textos à partir dos gêneros estudados.



7. Duração da sequência –  3 dias



8. Materiais

·        Livro ‘ Viviana, a rainha do pijama’;
·        Papel branco;
·        Data show;
·        Notebook;
·        Pincel atômico;
·        Lápis de cor;
·        Ingredientes para receita da mousse.


9. Atividades

·        Leitura e interpretação oral do livro  Viviana, a rainha do pijama;

·        Realização da festa do pijama;

·        Construção de diversos gêneros textuais, como: anúncio, bilhete, cardápio, cartaz, lista, receita.


10. Metodologia

·        1º momento (1º dia) – Foi mostrado em slides a história do livro de Steve Webb, Viviana, a rainha do pijama, em seguida discutimos dois gêneros textuais contidos no livro: lista e carta;

·        2º momento (2º dia) – A turma foi dividida em grupos de três alunos, os quais estariam com a incumbência de criar um gênero textual, para que realizássemos a festa do pijama, gêneros estes que entusiasmasse os “animais” a virem à festa.


·        3º momento (3º dia) – O grande dia chegou! Antes da realização da festa, apresentei o livro impresso Viviana, a rainha do pijama, para que a turma relembrasse da história. A turma se encontrava ansiosa, pois iriam apresentar os trabalhos construídos ao longo dos dias. Foi realizada a festa do pijama e concretizada a receita da mousse de maracujá, saboreada por toda a turma.



11. Avaliação

·        Será feita, mediante as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário