segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Escola Municipal Dr.urbano Pedral Sampaio
Professoras: Graziane e Maria Alice
3°ano c
Tema: Heterogeneidade e as diversidades culturais
Duração: 5 dias
Orientadora: Isabel Cristina

SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

OBJETIVOS:
  •  Identificar as semelhanças dos personagens
  • Ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural;
  •  Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças entre os seres humanos;
  •  Desenvolver a oralidade;
  •  Produzir texto a partir da história: As tranças de Bintou;
  •  Desenvolver o raciocínio lógico;
  •  Estimular a socialização
  •  Reconhecer erespeita as diferenças e desigualdades relacionadas entre o eu e o outro. .

CONTEÚDOS:
  •  Diversidade cultural;
  •  Seres humanos;
  • Espaço local;
  • Localização da África 
  • Práticas de leitura e escrita
  • Produção textual;
  •  Sistema de escrita;
  •  Adição;
  •  Subtração.
RECURSOS:
Notebook / Data show / som / Jogos/ Cadernos/ Folha sulfite/ Lápis de cor/ Giz de cera/ Borracha/ Lápis grafite/ livros paradidáticos /livros/Cola/ Tesoura/revistas.


ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS:
 Ciências Naturais, Português, Matemática, História, Geografia e Artes.

ABORDAGEM LÚDICA:
  • Dobraduras/Colagem/Desenho livre / Jogos/ Dramatização.
DESENVOLVIMENTO:
  • ESTRATÉGIAS: Roda de conversa/ Roda de leitura/ Reescrita/ Ilustrações/ Jogos e Atividades complementares.
 1ª Etapa

• Organizar os alunos formando uma roda de leitura para apresentar à história As tranças de Bintou da autora Sylviane A. Diouf, a proposta é sondar o conhecimento prévio dos alunos em relação às diversidades culturais e conhecer um pouco da cultura africana.

•  Lançar perguntas para que os alunos reflitam com o objetivo de confrontar idéias e argumentos.

Perguntas:
O que vocês acharam da história?
Qual é o nome da autora?
Vocês conheciam alguma história sobre a África?
Porque Bintou queria usar tranças?
Bintou foi solidária quando correu pelo caminho mais difícil para salvar seus conterrâneos?
Bintou tinha um desejo especial e você qual é seu  maior desejo?

• formar grupos de quatro crianças e recontar a história entre elas, duas contam e as 
outras duas registram o que foi contado .

 2ª Etapa


Roda de conversa sobre a história, passar um vídeo com a mesma historia do livro, contar quantos personagens tem, quantas trancinhas poderia ter sido feitas no cabelo de Bintou.Criar cartaz com quantidade de trancinhas que os alunos imaginaram que poderiam ser feitas ,numerar cada uma no cartaz em seguida trabalharemos com continhas de adição e subtração baseado nos números escolhidos por cada grupo .


3ª Etapa

Grupos heterogêneos, com o objetivo de que alunos mais experientes auxiliem no aprendizado dos que ainda não conseguem realizar as tarefas por si mesmos. Desenhar e colorir os personagens ou parte da história que mais gostou em seguida fazer um pequeno texto coletivo.

4ª Etapa

• Passar vídeo sobre a história da África e sua localização


•Questionamentos.


5ª Etapa

•Exposição dos trabalhos feitos     
•Dramatização da história: As tranças de Bintou.
                                                
 INTERVENÇÃO

MEDIAÇÃO DO PROFESSOR

Estimular o aluno a adquirir habilidades tais como: fazer consultas em livros, entender o que lê tomar notas, fazer síntese, redigir conclusões, realizar experiências através da interação com outro respeitando sua cultura e as diferenças, discutir e socializar os resultados obtidos.

AMPLIANDO CONHECIMENTOS E INVESTIGANDO:

• Socialização das informações em sala.
• Texto coletivo das descobertas.
• Jogo e dramatizações

Culminância

      Culinária com alimentação cultura africana (sugestões dos alunos)
      Exposição no pátio da escola dos conhecimentos adquiridos.

AVALIAÇÃO:


      Avaliação processual realizando atividades diagnósticas com escritas espontâneas para verificar o avanço quanto ao nível de escrita dos alunos, produção textual e os conhecimentos adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário