sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sequência Didática As tranças de Bintou



Escola municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio
Professora : Ediene Mendonça De Souza Meira
3º ano B
Tema: Heterogeneidade e as Diversidades Culturais.
Orientadora: Izabel Cristina
1-Sequência Didática utilizando o livro as “As tranças de Bintou”.
Áreas - Língua Portuguesa, História e Artes.
Direitos de Aprendizagem
●Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros veiculados a em suportes textuais diversos e atendera diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que o discurso são criados e recebidos.
2-Conteúdos:
● Leitura e interpretação.
● Produção textual
● Sinais de pontuação;
● Ilustração;
● Racismo;
Direitos de aprendizagem;
Língua portuguesa.
● Compreender e produzir textos;
● Desenvolver a oralidade e a escrita;
●Apreciar e usar situações significativas aos gêneros literários
● Participar de situações de leitura oral;
● Refletir sobre valores e comportamentos sociais.
História-
● Identificar-se a si e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares ,culturais, profissionais, escolares ,religiosos etc).
Artes;
●Reforçar e valorizar a herança cultural, artística e estéticas dos alunos.
●Ampliar seus olhares e escutas sensíveis e formas expressivas através de experiências estéticas e poéticas com base nas inter-realidades que eles conhecem ou possa vir a conhecer.
3-Justificativa
Por meio deste trabalho pretende-se trabalhar com os alunos a leitura, as diferenças a oralidade, bem como sensibilizá-los quanto às questões raciais e o respeito às diferenças, reconhecer que cada região tem uma cultura e deve ser respeitada por todos.
Duração das atividades:
4 dias.
Material usado:
Livro “as tranças de Bintou”
·         Caderno;
·         Lápis de cor;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Cartolina;
·         Papel ofício;
·         Vídeo;
·         Data show;
·         Computador.
Atividades 1º dia:
Conversa informal com os alunos explicando como será realizada a sequência didática, apresentando o livro a ser trabalhado. Roda de leitura com a história “As tranças de Bintou”, ao termino da história, pedir aos alunos que reescreva um pequeno texto recontando o que eles entenderam da história, pedir que eles identificam quem são os personagens da história fazendo uma interpretação oral.
Atividade 2º dia:
Nessa etapa convidei os alunos a assistirem um vídeo com a história “As tranças de Bintou”, logo após foi realizado de um cartaz com umas ilustrações da história e nessas imagens os alunos desenvolveram frases trabalhando  os sinais de pontuação.
Atividade 3º dia:
Nesse momento, apresentação de um vídeo relatando a cultura africana mostrando os costumes em diferentes culturas. Através desse  vídeo   mostrar aos alunos que ”Ser diferente é normal” ,e que cada um tem sua cultura ,e que devemos respeitá-la independente de cor ,raça, classe social.
Culminância do trabalho, 4º dia.
Apresentação de uma música de Gabriel o Pensador, “racismo é burrice”, em seguida exposição dos trabalhos no pátio finalizando a sequência das atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário