terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sequência Didática - Educandário

PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Escola: Educandário Clério Correia 
Cursista: Maria Aparecida Oliveira Santos         3º ano   Ano 2013
Orientadora: Isabel Cristina
Momento de leitura: A bonequinha Preta

Autora: Alaíde Lisboa de Oliveira



1.   Sequência didática: As Tranças de Bintou

2.   Área/Componentes Curriculares.
·       Português
·       Matemática
·       Artes

3.   Direitos Gerais De Aprendizagem.

3.1           Diferenciar os diversos gêneros textuais.

3.2           Promover debates sobre a importância da valorização das diversidades étnicas.

3.3           Compreender e produzir textos variados.

3.4           Reflexão e discussão acerca de termos sociais relevantes.

4.    Direitos de Aprendizagem:

4.1           Português
4.2           Perceber através da história lida As Tranças de Bintou a importância e a valorização de todas as etnias.
4.3           Promover a integração existente em cada família respeitando os conceitos determinados por cada grupo.
4.4           Compreender a importância da leitura e escrita através da história lida e recontada.
5 Matemática
5.1 Identificar através da história as tranças de Bintou números em diferentes contextos e funções.
Utilizar diferentes estratégias para quantificar as missangas das tranças de Bintou.

5.2 Agrupar pelas cores o número existente de missangas, através de um gráfico.

5.3 Contagem dos birotes existentes no grupo de crianças da aldeia de Bintou.

6 Arte

6.1 Reconhecer a importância da arte existente na sociedade e na vida do povo da aldeia de Bintou.

6.2Ultilizar a variedade de grãos produzidos pelos povos da aldeia para confecção de artesanato.

6.3 Confecções de miçangas feitas com grãos.

6.4 Ultilização de lã para confecção das tranças.

Justificativa
Promover conexões entre conceitos visando o conhecimento, contribuindo para a formação crítica, estimulando a criatividade, o prazer pela leitura e promovendo uma integração dos saberes.

Tempo das atividades

8.1 Segunda-feira
·       Apresentação da história, autor, ilustrador e iniciar a leitura da história.
·       Atividade de reconto da história individual.
·       Leitura dos recontos e exposição dos trabalhos no cartaz.
·       Trabalhar dentro da história xerocada a ortografia L som de U.

8.2 Terça-feira
·       Pedir que um aluno reconte a história as tranças de Bintou.
·       Escritas das palavras L som de U para leitura e ditado.
·       Correção do ditado trocando os cadernos com o colega.
·       Atividade de matemática contagem, gráficos, sequência de números.
·       Atividade de tarefa trazer: lã, grãos, palitos tesoura, lata com tampa.

8.3 Quarta-feira
·       Enceramento da sequência com confecção de missangas utilizando os grãos, confecção das tranças utilizando as lãs, os meninos farão os instrumentos de chocalho usando lata palitos grãos.
·       Exposição dos trabalhos no pátio da escola, com conto das histórias para toda a escola.

9 Materiais

·       Cartolina, folha de ofício, lápis de cor, grafite, cola, lata grãos variados, lã, palito, tesoura outros.

9.1  Atividades

9.2 Leituras, produção, interpretação, ditado.

9.3 Sequência de números gráficos, adição e subtração.

9.4 confecções de artesanatos usando grãos e sucatas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário