Escola
Municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio.
Cursista.
Maria Aparecida Silveira Caldas
3º Ano A
Orientadora:
Isabel
Cristina
1. Sequência Didática de
Gêneros Textuais, utilizando o livro Viviana, a rainha do pijama, de Steve
Webb.
2. Área / Componentes
Curriculares
·
Língua Portuguesa; (Gêneros Textuais:
Anúncio; avisos; bilhete; cardápio; cartaz; convite; lista e receita.)
·
Direitos Gerais de
Aprendizagem.
3. (Língua Portuguesa)
3.1. Compreender e produzir textos orais e
escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos;
3.2. Compreender e produzir textos destinados
à organização e socialização do saber escolar ( gêneros textuais, como:
anúncio, bilhete, cardápio, cartaz, convite, lista e receita).
Direitos de Aprendizagem
4. (Língua Portuguesa)
4.1. Leitura:
·
Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos;
·
Aprender
assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros.
4.2.
Produção de textos escritos:
·
Planejar
a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros,
planos gerais;
·
Produzir
textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
5. Justificativa
·
O
trabalho com gêneros textuais é de grande importância para o aprendizado das
crianças. Propor atividades contextualizadas e que envolvam diferentes tipos
textos é preciso para que os educandos compreendam essa diversidade e a
finalidade de cada um, visando uma melhoria na leitura e escrita destes gêneros
textuais.
6.
Objetivos Gerais
·
Conhecer
a importância dos gêneros textuais;
·
Produzir
diversos tipos de textos à partir dos gêneros estudados.
7.
Duração da sequência – 3 dias
8.
Materiais
·
Livro
‘ Viviana, a rainha do pijama’;
·
Papel
branco;
·
Data
show;
·
Notebook;
·
Pincel
atômico;
·
Lápis
de cor;
·
Ingredientes
para receita da mousse.
9.
Atividades
·
Leitura
e interpretação oral do livro Viviana, a
rainha do pijama;
·
Realização
da festa do pijama;
·
Construção
de diversos gêneros textuais, como: anúncio, bilhete, cardápio, cartaz, lista,
receita.
10.
Metodologia
·
1º
momento (1º dia) – Foi mostrado em slides a história do livro de Steve Webb,
Viviana, a rainha do pijama, em seguida discutimos dois gêneros textuais
contidos no livro: lista e carta;
·
2º
momento (2º dia) – A turma foi dividida em grupos de três alunos, os quais
estariam com a incumbência de criar um gênero textual, para que realizássemos a
festa do pijama, gêneros estes que entusiasmasse os “animais” a virem à festa.
·
3º
momento (3º dia) – O grande dia chegou! Antes da realização da festa,
apresentei o livro impresso Viviana, a rainha do pijama, para que a turma
relembrasse da história. A turma se encontrava ansiosa, pois iriam apresentar
os trabalhos construídos ao longo dos dias. Foi realizada a festa do pijama e
concretizada a receita da mousse de maracujá, saboreada por toda a turma.
11. Avaliação
·
Será feita, mediante as atividades desenvolvidas em
sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário