EDUCANDÁRIO CLÉRIO CORREIA ANO: 3º
CURSISTA/ALFABETIZADOR: GLECE PEREIRA SANTOS
PAIXÃO
ORIENTADORA: ISABEL CRISTINA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “AS TRANÇAS DE BINTOU” DE
SYLVIANE A. DIOUF.
ÁREA:
• Português
•
Matemática
•
Ciências
•
Geografia
•
Artes
DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM:
Produzir
e compreender textos orais e escritos com finalidade voltadas para a reflexão
sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações
de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a
grupos sexuais, preconceitos linguísticos ,e outros).
CONTEÚDOS:
•
Reprodução da história através de desenhos.
•
Produção de texto.
•
Mapa-múndi.
•
Pesquisa.
•
Ditado de palavras.
•
Separação de sílabas.
•
Costumes da África.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
►
PORTUGUÊS
• Identificar título, tema, personagens e
ações do texto.
• Compreender diferentes mensagens expressas
em diferentes gêneros textuais, orais e escritas.
•Produzir textos orais e escritos de acordo
com as situações comunicativas propostas.
•
Desenvolver a expressão oral, participando de conversas, expondo sua opinião e
respeitando a dos colegas.
•
Grafar palavras com atenção.
•
Separar sílabas e contar com exatidão.
•
Reproduzir a história” As Tranças de Bintou “ através de desenhos com
criatividade.
► MATEMÁTICA
• Qualificar e quantificar seu conhecimento
matemático a respeito da história.
• Interpretar e resolver problemas.
• Observar sua postura frente à Matemática.
►
CIÊNCIAS
•Elaborar perguntas e aprender como encontra
conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
• Estimular o exercício intelectual.
• Assumir comportamento ético relacionado à
conduta humana em relação ao meio ambiente nos seus aspectos positivos e
perceber que os aspectos negativos são incompatíveis com a presença da vida.
►
GEOGRAFIA
• Reconhecer a relação entre sociedade e
natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças
ao longo do tempo.
• Conhecer e valorizar as relações entre as
pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de
identidade com o lugar onde vivem.
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho visa propiciar ao educando
o desenvolvimento do raciocínio. Por meio da reflexão sobre a realidade que o cerca,
para que ele tenha condições de analisar, comparar, solucionar problemas,
inovar, aprender com os outros por meio da discussão, do debate, da troca de papéis,
ele será remetido a uma profunda mudança de atividade , valorizando,
respeitando a cooperação, as opiniões dos outros, sendo esse o seu objetivo principal,
pois acredita-se que por meio de conceitos , fatos,situações,o educando estará
apto a propiciar o resgate de atitudes de solidariedade ,justiça ,respeito
mútuo ,diálogo e o cultivo de valores tão importantes para a reconstrução da
sociedade.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
4 dias.
MATERIAIS:
Livro: As Tranças de Bintou;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Lápis de cor;
Cartolina;
Cola;
Tesoura;
Data show;
Mapa-múndi.
Computador.
ATIVIDADES:
1º
MOMENTO:
Apresentação da sequencia didática aos alunos
com exposição do livro “As Tranças de Bintou”, combinando o que será aprendido;
conversa informal e levantamento de conhecimentos prévios sobre a mesma. Após o
término os alunos serão convidados a escrever um texto pequeno sobre o que
entenderam sobre a história; depois os alunos serão solicitados a trocar suas
produções e cada um vai verificar se os colegas soube organizar as informações.
2º
MOMENTO:
Será realizado um ditado com
palavras referentes ao texto. As palavras que serão utilizadas:
conchinhas, enfeitadas, chorando, sonho, sossegados, bochechas, Bintou, bonita,
felizes, ninhos, passarinhos cabeça, filhotes, vezes, tranças,
pedras, Irmã, abraça.
Após o término do ditado pedir ao aluno que
separe as silabas ,conte e classifique-as.
3º MOMENTO:
Os alunos serão
convidados a fazer um texto não verbal (desenho) para a construção de um mural
a partir da leitura que escutaram.
Levar os alunos ao
laboratório de informática e pedir que eles pesquisem os principais costumes
presentes na África.
4º MOMENTO:
Apresentar o
mapa-múndi aos alunos e pedir que eles identifiquem o continente africano.
Fazer um gráfico
juntos professor e alunos, com a quantidade de personagens encontros no texto.
Expor o material
produzido pelos alunos sobre As Tranças de Bintou no pátio da escola.
AVALIAÇÃO:
Será feita
mediante o desempenho da turma ao resolver as atividades propostas.