Escola
municipal Dr. Urbano Pedral Sampaio
Professora
: Ediene Mendonça De Souza Meira
3º
ano B
Tema:
Heterogeneidade e as Diversidades Culturais.
Orientadora:
Izabel Cristina
1-Sequência
Didática utilizando o livro as “As tranças de Bintou”.
Áreas
- Língua Portuguesa, História e Artes.
Direitos
de Aprendizagem
●Compreender
e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros veiculados a em
suportes textuais diversos e atendera diferentes propósitos comunicativos, considerando
as condições em que o discurso são criados e recebidos.
2-Conteúdos:
● Leitura
e interpretação.
● Produção
textual
●
Sinais de pontuação;
● Ilustração;
● Racismo;
Direitos
de aprendizagem;
Língua
portuguesa.
● Compreender
e produzir textos;
● Desenvolver
a oralidade e a escrita;
●Apreciar
e usar situações significativas aos gêneros literários
● Participar
de situações de leitura oral;
● Refletir
sobre valores e comportamentos sociais.
História-
●
Identificar-se a si e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio
(familiares ,culturais, profissionais, escolares ,religiosos etc).
Artes;
●Reforçar
e valorizar a herança cultural, artística e estéticas dos alunos.
●Ampliar
seus olhares e escutas sensíveis e formas expressivas através de experiências estéticas
e poéticas com base nas inter-realidades que eles conhecem ou possa vir a
conhecer.
3-Justificativa
Por
meio deste trabalho pretende-se trabalhar com os alunos a leitura, as
diferenças a oralidade, bem como sensibilizá-los quanto às questões raciais e o
respeito às diferenças, reconhecer que cada região tem uma cultura e deve ser
respeitada por todos.
Duração
das atividades:
4
dias.
Material
usado:
Livro
“as tranças de Bintou”
·
Caderno;
·
Lápis de cor;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
Cartolina;
·
Papel ofício;
·
Vídeo;
·
Data show;
·
Computador.
Atividades 1º dia:
Conversa
informal com os alunos explicando como será realizada a sequência didática,
apresentando o livro a ser trabalhado. Roda de leitura com a história “As
tranças de Bintou”, ao termino da história, pedir aos alunos que reescreva um
pequeno texto recontando o que eles entenderam da história, pedir que eles
identificam quem são os personagens da história fazendo uma interpretação oral.
Atividade 2º dia:
Nessa
etapa convidei os alunos a assistirem um vídeo com a história “As tranças de Bintou”,
logo após foi realizado de um cartaz com umas ilustrações da história e nessas
imagens os alunos desenvolveram frases trabalhando os sinais de pontuação.
Atividade 3º dia:
Nesse
momento, apresentação de um vídeo relatando a cultura africana mostrando os costumes
em diferentes culturas. Através desse vídeo
mostrar aos alunos que ”Ser diferente é
normal” ,e que cada um tem sua cultura ,e que devemos respeitá-la independente
de cor ,raça, classe social.
Culminância do trabalho, 4º dia.
Apresentação
de uma música de Gabriel o Pensador, “racismo é burrice”, em seguida exposição
dos trabalhos no pátio finalizando a sequência das atividades.