quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Escola Nossa Senhora Aparecida
2º ano
Cursista/Alfabetizador: Aline e Lucimar
2º ano
Cursista/Alfabetizador: Aline e Lucimar
Sequência didática com jogos
Justificativa:
O trabalho com o bingo é de
grande importância para o aprendizado das crianças. A aprendizagem por meio de
jogos permite que o estudante
adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos
padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo
quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e
empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.
adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos
padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo
quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e
empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.
Os progressos em relação ao
conhecimento desses conceitos
verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir
idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.
verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir
idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.
Objetivos:
•
Compartilhar formas de resolução;
•
Colocar em jogo estratégias de cálculo;
•
Observar as estratégias usadas por colegas
•
Desenvolver o raciocínio lógico;
•
Reconhecer símbolos;
•
Estimular a contagem; comparar quantidades;
reconhecer quantidade.
•
Efetuar adição mental.
Duração da Sequência Didática
03 dias
Materiais:
ü Lousa;
ü Piloto;
ü Cartela
de bingo com os resultados das adições;
ü Cálculos
da adição recortados dobrados e colocados em uma caixa;
ü Cubinhos
de madeira coloridos para marcar os números sorteados.
Metodologia:
1º momento (1º dia)
Exploração da tabuada de adição na lousa; Participação
dos alunos;
Diferenciar e reconhecer os sinais de adição e igualdade;
Atividades no caderno
2º momento (2º dia)
Exploração de situações matemáticas;
Resolver operações que envolva adição;
Termos da adição;
Resolver problemas envolvendo adição;
3 º
momento( 3º dia )
Chegou o dia do bingo!
Proponha que os
alunos se organizem em grupos de seis para que então se possa explicar as regras
do jogo. Cada grupo receberá uma cartela de bingo e cubinhos de madeira
coloridos para que possam marcar os resultados das adições sorteadas.
Dobre os papeis
com as adições e os coloque dentro de uma caixa, para que seja sorteada uma
operação por vez. Os alunos
deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrar o resultado marcá-lo. O sorteio das adições deverá ser realizado
até que todos completem a cartela do bingo.
EDUCANDÁRIO
CLÉRIO CORREIA:
PROFESSORA:
RENATA PEREIRA DA SILVA
TURMA: 3º
ANO A
ORIENTADORA:
ISABEL CRISTINA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ÁREA:
·
Português,
Matemática, Ciências e artes.
DIREITOS GERAIS
DE APRENDIZAGEM:
Produzir e compreender textos orais e escritos
com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos
sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e
atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos
sexuais, preconceito linguístico, dentre outros)
CONTEÚDOS:
Leitura e
interpretação
Produção
de texto
Problemas
Corpo
humano
Capoeira
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM:
Português
·
Reconhecer
e aceitar as diferenças existentes;
·
Gerar e organizar
o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos
para articular ideia e fatos;
·
Participar
de interações orais em sala de aula;
Matemática
· Estimular o raciocínio
· Levantar hipóteses à partir da
história lida;
· Formular e realizar cálculos
mediante situações-problemas;
Ciências
· Identificar partes do copo
humano;
· Favorecer às crianças a percepção
acerca das características físicas de
cada um;
· Valorizar e aceitar as
diferenças.
Arte
· Compreender a arte como um conhecimento
produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da
humanidade;
· Apreciar a apresentação do grupo
de capoeira;
· Jogar a capoeira;
JUSTIFICATIVA:
Pretende-se
com este trabalho, levar os alunos a identificar valores, aceitando as
diferenças existentes, identificando aspectos culturais relevantes, fazendo com
que os alunos se expressem oralmente e através da escrita, desenvolvendo
habilidades artísticas.
TEMPO DAS
ATIVIDADES:
· 4 dias
MATERIAIS:
· Livro “As tranças de Bintou” de
Sylviane A. Diouf; bonecas; folha de ofício; lápis e lápis de colorir.
ATIVIDADES:
1º
momento
Dispor os alunos em um grande círculo. Em seguida realizar
a leitura do livro: “As tranças de Bintou.” Após a leitura, abrir espaço para
uma roda de conversa, onde será lançadas perguntas do tipo:
Como é o lugar onde vive Bintou?
Como era Bintou?
Qual o sonho de Bintou?
Por que Bintou não podia ter tranças?
O sonho de Bintou era ter tranças. Os alunos deverão redigir um texto, descrevendo seus próprios sonhos e possíveis ações para conseguirem realizá-los.
2º momento
Pedir que os alunos façam desenhos de bonecas sem
cabelo;
Em seguida trocar os desenhos e pedir que coloque
tranças na cabeça de Bintou, a quantidade que cada um quiser;
Devolver os
desenhos aos seus donos e pedir que elabore problemas à partir da quantidade de
tranças colocadas no desenho;
Realizar uma nova troca e pedir que resolva o
problema criado pelo colega.
3º momento
Utilizando várias bonecas, identificar e denominar partes do corpo( cabeça, tronco e membros) e destacar possíveis diferenças de cor de
pele, olhos, tipo de cabelo, tamanho, etc.
Nessa etapa, é importante que o professor estimule
nos alunos a valorização de suas características. Em seguida observar as
características de cada aluno, enfatizando a herança genética que trazemos
conosco.
À partir das
observações feitas, pedir que os alunos criem um pequeno texto descrevendo suas
características físicas.
4º momento
Será convidado um grupo de
capoeira para apresentação no pátio da escola;
Em seguida os alunos serão
convidados a aprender alguns passos da capoeira;
Por fim, os alunos interagindo
com o grupo convidado, deverão realizar uma roda de capoeira.
SEQUENCIA DIDÁTICA : GÊNEROS TEXTUAIS
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AFRÂNIO GOMES DE CARVALHO
PROFESSORAS: ERLANE NOBRE SANTOS, IVANDA COSTA PEIXOTO,MARIA DE LOURDES SILVA, RITA DE CÁSSIA CÚRCIO.
Série – 1ª e 2ª Ano
-2013
Área – Português – Matemática - Ciências
Leitura do Livro Que delícia de bolo, Elza Calixto – Sílvia
Calixto
1º momento:
Leitura e exploração dos gêneros textuais.
·
Explicar aos alunos que durante cinco dias eles
conhecerão os ingredientes de um bolo e a origem dos mesmos.
·
Fazer a exploração da capa do livro: ilustração,
autor, após a leitura realizar questionamento sobre o conteúdo.
·
Solicitar os tipos de bolo que eles conhecem
escrever os nomes no quadro, lendo junto com ele.
·
Mostrar gravura de bolo.
2º momento
·
Fazer leitura para levantamento de informação de
outros tipos te bolos
·
Comparação entre os ingredientes de um bolo e
outro.
·
Propor a construção de um cartaz com receita de
bolo.
·
Separar ingredientes comprados por litros, peso
e dúzia.
·
Propor a escolha e a escrita de uma das receitas
do cartaz.
3º
momento-
Retomada da leitura com representação do
cartaz.
·
Usar o alfabeto móvel construindo assim nomes
dos ingredientes.
·
Escrever no caderno os mesmos separando-as e
classificando-as.
·
Criar frases com coerência.
4º
momento –
Leitura do livro Que delícia de bolo- Elza
Calixto e Sílvia Calixto.
·
O livro focaliza diversos tipos de informações
sobre os ingredientes.
·
Comentar a quantidade origem de cada
ingrediente.
5º momento-
Construção de um
caderno ilustrado na ordem alfabética
6º momento –
Reprodução de uma
receita pelo aluno.
Abordagem lúdica
·
Experiência com o fermento.
·
Trabalhar com o jogo da velha.
·
Fazer um bolo e explorar a quantidade
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