PNAIC – Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa.
Escola: Educandário Clério
Correia de Mello.
Cursista. Glece Pereira
Paixão 3º Ano C
Orientadora: Cristina Ano: 2013
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Momento de
leitura: Os quitutes da vovó
1. Sequência Didática – Folheto, anúncio, receita,
bilhete (beijinho de leite em pó).
Série: 3º ano
Realização das atividades: 13h às 17h.
2. Área / Componentes Curriculares
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Português
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Matemática
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Ciências
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Arte
3. Direitos Gerais de Aprendizagem.
3.1. Compreender e produzir textos orais e escritos de
diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a
diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os
discursos são criados e recebidos.
3.2. Diferenciar os diversos gêneros literários tendo
em vista suas finalidades.
3.3. Compreender e produzir textos organizados a
socialização do saber escolar / científico (textos didáticos, notas de
enciclopédia, verbetes, resumo, resenhas, dentre outros) e a organização do
cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de
notas...).
3.4. Participar de situações de leitura / escrita e
produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de
temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, carta de
leitores, debates, documentários...).
3.5. Produzir e compreender textos orais e escritos
com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos
sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e
atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos
sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
4. Direitos de aprendizagem
4.1. Português
4.1.2. Produzir textos de diferentes gêneros,
atendendo a diferentes finalidades.
4.2. Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de
produção.
4.3. Reconhecer finalidades de textos lidos pelas
crianças.
5. Matemática.
5.1. Ler, interpretar e transpor informações em
diversas situações e diferentes configurações: anúncios, gráficos, tabelas,
propagandas, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
5.2. Identificar os números em diferentes contextos e
funções.
5.3. Utilizar diferentes estratégias para quantificar,
comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações
nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
6. Ciências
6.1. Aprender a serias, organizar e classificar
informações.
6.2. Elaborar perguntas e aprender como encontrar
conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
7. Arte
7.1. Fazer arte na perspectiva da criação artística
como pesquisa e investigação.
7.2. Reconhecer a importância social da arte na
sociedade e na vida dos indivíduos.
8. Justificativa
Mediante a dificuldade que as crianças têm de
diferenciar tipos de gêneros textuais, viu-se a necessidade de colocá-los em
contato com textos diversificados, estimulando-os a realizar atividades
variadas necessárias para sua aprendizagem.
9. Tempo das atividades
9.1. De 8h às 10h. Cópia e leitura da receita e do
bilhete.
9.2. De 10h30minh às 11h30minh. Execução da receita.
10. Materiais
10.1. Cartolina, lousa, piloto, papel de oficio, lápis
de cor, grafite, cola, tesoura, açúcar, coco, leite em pó, forminhas, bacia,
data show e outros.
11. Atividades
11.1. Leitura e interpretação;
11.2. Produção de folhetos, anúncios, receitas e
bilhetes;
11.3. Leitura de números naturais;
11.4. Adição
11.5. Informações orais sobre hábitos de higiene e a
importância de uma boa alimentação.