Escola Municipal Dr.
Urbano Pedral Sampaio.
Cursista. Maria
Aparecida Silveira Caldas
3º Ano A
Orientadora: Isabel
Cristina
1. Sequência Didática utilizando o Livro As tranças de Bintou de Sylviane A. Diouf
2. Área / Componentes Curriculares
ü Língua Portuguesa; (
Diversidade cultural e Preconceito)
ü História; (Identidade)
ü Geografia. (O continente
Africano)
·
Direitos Gerais de Aprendizagem.
3. (Língua
Portuguesa)
3.1. Produzir e compreender textos orais e escritos
com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos
sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e
atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos
sexuais, preconceitos linguísticos, entre outros.)
3.2. Participar de interações orais em sala de
aula, questionando, sugerindo e respeitando os turnos de fala.
4. (História)
4.1. Identificar – se, a si, e as demais pessoas
como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais,
profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos,
esportivos, etc.)
4.2. Dialogar e formular reflexões a respeito das
semelhanças e das diferenças identificadas entre os membros dos grupos de
convívio dos quais participa.
5. (Geografia)
5.1. Descrever as características da paisagem local
e compará-las com as de outras paisagens.
5.2. Conhecer e valorizar as relações entre as
pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de
identidade com o lugar onde vivem.
5.3. Ler o espaço geográfico de forma crítica
através das categorias lugar, território, paisagem e região.
6. Justificativa
ü
Diante da diversidade encontrada nas escolas,
torna-se imprescindível o trabalho de conscientização entre as crianças, para
que relações sociais harmoniosas sejam estabelecidas, bem como, a valorização
das individualidades para a superação de possíveis desajustes causados pelo
preconceito.
7. Duração da sequência – 4 dias
8. Materiais
ü Slides do Livro As
tranças de Bintou;
ü O livro impresso;
ü Data show;
ü Notebook;
ü Mapa Mundi;
ü Carteira de identidade
(RG);
ü Clip da Turminha do
Marcelo, como é bom ser diferente.
9. Atividades
ü Leitura do livro As
tranças de Bintou;
ü Exibição dos slides;
ü Exibição do clip Como é
bom ser diferente;
ü Debate sobre o
preconceito, em uma roda de conversa;
ü Confecção de uma
carteira de identidade;
ü Leitura e identificação
do continente Africano, no mapa mundi;
ü Pesquisa sobre a cultura
africana, em seus diversos aspectos, como a música, a dança e comidas típicas;
ü Dança de capoeiristas.
10. Metodologia
ü (1º dia) Em uma roda de
leitura, foi feita a leitura do livro As tranças de Bintou, de Sylviane A.
Diouf. Em seguida, fizemos um debate sobre a diversidade cultural e o
preconceito, de diversos ângulos. Para fechar a aula, assistiram o clip como é
bom ser diferente, da Turminha do Marcelo.
ü (2º dia) Começamos a
aula com os slides do livro, relembrando o que havia sido lido e dito no dia
anterior. Depois trabalhamos a identidade de cada um, fazendo com que o aluno
reconhecesse a identidade de Bintou. E, confeccionamos um carteira de
identidade, para mostrar como existem as diversidades, tanto no nome, como na
raça, cultura, nacionalidade, etc.
ü (3º dia) Utilizamos o
mapa mundi, para que cada aluno tivesse a oportunidade de reconhecer no mapa, o
continente Africano, fazendo uma ligação com a personagem de Bintou,
reconhecendo a raça negra e quebrando o preconceito racial. E fechando a aula,
a turma foi dividida em 3 grupos, que na aula de informática, deveriam fazer
uma pesquisa, sobre algumas danças, músicas e comidas típicas da África, para
que seja apresentada na aula seguinte.
ü (4º dia) Terminando a
sequência didática, os grupos expuseram os trabalhos feitos na aula de
informática. Houve uma grande empolgação quando se tratou das danças. E
finalizando, um grupo de capoeiras fez a dança no pátio da escola.
11. Avaliação
ü
Será feita, mediante as atividades desenvolvidas
em sala de aula e da pesquisa executada em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário