Escola Municipal Dr.urbano Pedral
Sampaio
Professoras: Graziane e Maria Alice
3°ano c
Tema:
Heterogeneidade e as diversidades culturais
Duração: 5 dias
Orientadora: Isabel Cristina
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
OBJETIVOS:
- Identificar as semelhanças dos personagens
- Ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural;
- Observar, registrar e comunicar algumas
semelhanças entre os seres humanos;
- Desenvolver a oralidade;
- Produzir texto a partir da história: As tranças
de Bintou;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Estimular a socialização
- Reconhecer erespeita
as diferenças e desigualdades relacionadas entre o eu e o outro. .
CONTEÚDOS:
- Diversidade cultural;
- Seres humanos;
- Espaço local;
- Localização da África
- Práticas de leitura e escrita
- Produção textual;
- Sistema de escrita;
- Adição;
- Subtração.
RECURSOS:
Notebook / Data show / som /
Jogos/ Cadernos/ Folha sulfite/ Lápis de cor/ Giz de cera/ Borracha/ Lápis
grafite/ livros paradidáticos /livros/Cola/ Tesoura/revistas.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS:
Ciências Naturais, Português, Matemática, História,
Geografia e Artes.
ABORDAGEM LÚDICA:
- Dobraduras/Colagem/Desenho livre / Jogos/ Dramatização.
DESENVOLVIMENTO:
- ESTRATÉGIAS: Roda de conversa/ Roda de leitura/ Reescrita/
Ilustrações/ Jogos e Atividades complementares.
1ª Etapa
• Organizar os
alunos formando uma roda de leitura para apresentar à história As tranças de
Bintou da autora Sylviane
A. Diouf, a
proposta é sondar o conhecimento prévio dos alunos em relação às diversidades
culturais e conhecer um pouco da cultura africana.
• Lançar
perguntas para que os alunos reflitam com o objetivo de confrontar idéias e
argumentos.
Perguntas:
O que vocês acharam da história?
Qual é o nome da autora?
Vocês conheciam alguma história
sobre a África?
Porque Bintou queria usar tranças?
Bintou foi solidária quando correu
pelo caminho mais difícil para salvar seus conterrâneos?
Bintou tinha um desejo especial e
você qual é seu maior desejo?
• formar grupos de quatro crianças e recontar a história
entre elas, duas contam e as
outras duas registram o que foi contado .
2ª Etapa
Roda de conversa sobre a história,
passar um vídeo com a mesma historia do livro, contar quantos personagens tem,
quantas trancinhas poderia ter sido feitas no cabelo de Bintou.Criar cartaz com quantidade de trancinhas que os
alunos imaginaram que poderiam ser feitas ,numerar cada uma no cartaz em
seguida trabalharemos com continhas de adição e subtração baseado nos números
escolhidos por cada grupo .
3ª Etapa
Grupos heterogêneos, com o objetivo de que
alunos mais experientes auxiliem no aprendizado dos que ainda não conseguem
realizar as tarefas por si mesmos. Desenhar e colorir os personagens ou parte
da história que mais gostou em seguida fazer um pequeno texto coletivo.
4ª Etapa
• Passar vídeo sobre a história da
África e sua localização
•Questionamentos.
5ª Etapa
•Exposição dos trabalhos feitos
•Dramatização da história: As
tranças de Bintou.
INTERVENÇÃO
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
Estimular o aluno a adquirir
habilidades tais como: fazer consultas em livros, entender o que lê tomar
notas, fazer síntese, redigir conclusões, realizar experiências através da
interação com outro respeitando sua cultura e as diferenças, discutir e
socializar os resultados obtidos.
AMPLIANDO CONHECIMENTOS E
INVESTIGANDO:
• Socialização das informações
em sala.
• Texto coletivo das
descobertas.
• Jogo e dramatizações
Culminância
Culinária
com alimentação cultura africana (sugestões dos alunos)
Exposição no pátio da escola dos conhecimentos adquiridos.
AVALIAÇÃO:
Avaliação
processual realizando atividades diagnósticas com escritas espontâneas para verificar
o avanço quanto ao nível de escrita dos alunos, produção textual e os
conhecimentos adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário