Escola Nossa Senhora Aparecida
2º ano
Cursista/Alfabetizador: Aline e Lucimar
2º ano
Cursista/Alfabetizador: Aline e Lucimar
Sequência didática com jogos
Justificativa:
O trabalho com o bingo é de
grande importância para o aprendizado das crianças. A aprendizagem por meio de
jogos permite que o estudante
adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos
padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo
quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e
empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.
adquira conhecimentos matemáticos através de um processo alternativo aos
padrões tradicionais, incorporando características lúdicas, que potencializam a discussão de idéias.
A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo
quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, reflexão e
empenho, levando- o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.
Os progressos em relação ao
conhecimento desses conceitos
verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir
idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.
verificam- se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir
idéias com outras pessoas, negociar significados, organizar conhecimentos e fazer registros.
Objetivos:
•
Compartilhar formas de resolução;
•
Colocar em jogo estratégias de cálculo;
•
Observar as estratégias usadas por colegas
•
Desenvolver o raciocínio lógico;
•
Reconhecer símbolos;
•
Estimular a contagem; comparar quantidades;
reconhecer quantidade.
•
Efetuar adição mental.
Duração da Sequência Didática
03 dias
Materiais:
ü Lousa;
ü Piloto;
ü Cartela
de bingo com os resultados das adições;
ü Cálculos
da adição recortados dobrados e colocados em uma caixa;
ü Cubinhos
de madeira coloridos para marcar os números sorteados.
Metodologia:
1º momento (1º dia)
Exploração da tabuada de adição na lousa; Participação
dos alunos;
Diferenciar e reconhecer os sinais de adição e igualdade;
Atividades no caderno
2º momento (2º dia)
Exploração de situações matemáticas;
Resolver operações que envolva adição;
Termos da adição;
Resolver problemas envolvendo adição;
3 º
momento( 3º dia )
Chegou o dia do bingo!
Proponha que os
alunos se organizem em grupos de seis para que então se possa explicar as regras
do jogo. Cada grupo receberá uma cartela de bingo e cubinhos de madeira
coloridos para que possam marcar os resultados das adições sorteadas.
Dobre os papeis
com as adições e os coloque dentro de uma caixa, para que seja sorteada uma
operação por vez. Os alunos
deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrar o resultado marcá-lo. O sorteio das adições deverá ser realizado
até que todos completem a cartela do bingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário