EDUCANDÁRIO
CLÉRIO CORREIA:
PROFESSORA:
RENATA PEREIRA DA SILVA
TURMA: 3º
ANO A
ORIENTADORA:
ISABEL CRISTINA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ÁREA:
·
Português,
Matemática, Ciências e artes.
DIREITOS GERAIS
DE APRENDIZAGEM:
Produzir e compreender textos orais e escritos
com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos
sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e
atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos
sexuais, preconceito linguístico, dentre outros)
CONTEÚDOS:
Leitura e
interpretação
Produção
de texto
Problemas
Corpo
humano
Capoeira
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM:
Português
·
Reconhecer
e aceitar as diferenças existentes;
·
Gerar e organizar
o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos
para articular ideia e fatos;
·
Participar
de interações orais em sala de aula;
Matemática
· Estimular o raciocínio
· Levantar hipóteses à partir da
história lida;
· Formular e realizar cálculos
mediante situações-problemas;
Ciências
· Identificar partes do copo
humano;
· Favorecer às crianças a percepção
acerca das características físicas de
cada um;
· Valorizar e aceitar as
diferenças.
Arte
· Compreender a arte como um conhecimento
produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da
humanidade;
· Apreciar a apresentação do grupo
de capoeira;
· Jogar a capoeira;
JUSTIFICATIVA:
Pretende-se
com este trabalho, levar os alunos a identificar valores, aceitando as
diferenças existentes, identificando aspectos culturais relevantes, fazendo com
que os alunos se expressem oralmente e através da escrita, desenvolvendo
habilidades artísticas.
TEMPO DAS
ATIVIDADES:
· 4 dias
MATERIAIS:
· Livro “As tranças de Bintou” de
Sylviane A. Diouf; bonecas; folha de ofício; lápis e lápis de colorir.
ATIVIDADES:
1º
momento
Dispor os alunos em um grande círculo. Em seguida realizar
a leitura do livro: “As tranças de Bintou.” Após a leitura, abrir espaço para
uma roda de conversa, onde será lançadas perguntas do tipo:
Como é o lugar onde vive Bintou?
Como era Bintou?
Qual o sonho de Bintou?
Por que Bintou não podia ter tranças?
O sonho de Bintou era ter tranças. Os alunos deverão redigir um texto, descrevendo seus próprios sonhos e possíveis ações para conseguirem realizá-los.
2º momento
Pedir que os alunos façam desenhos de bonecas sem
cabelo;
Em seguida trocar os desenhos e pedir que coloque
tranças na cabeça de Bintou, a quantidade que cada um quiser;
Devolver os
desenhos aos seus donos e pedir que elabore problemas à partir da quantidade de
tranças colocadas no desenho;
Realizar uma nova troca e pedir que resolva o
problema criado pelo colega.
3º momento
Utilizando várias bonecas, identificar e denominar partes do corpo( cabeça, tronco e membros) e destacar possíveis diferenças de cor de
pele, olhos, tipo de cabelo, tamanho, etc.
Nessa etapa, é importante que o professor estimule
nos alunos a valorização de suas características. Em seguida observar as
características de cada aluno, enfatizando a herança genética que trazemos
conosco.
À partir das
observações feitas, pedir que os alunos criem um pequeno texto descrevendo suas
características físicas.
4º momento
Será convidado um grupo de
capoeira para apresentação no pátio da escola;
Em seguida os alunos serão
convidados a aprender alguns passos da capoeira;
Por fim, os alunos interagindo
com o grupo convidado, deverão realizar uma roda de capoeira.
Parabéns Reanata
ResponderExcluirParabéns Reanata
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