PNAIC: Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa.
Escola: Educandário Clério
Correia
Cursista: Maria Aparecida
Oliveira Santos 3º ano Ano 2013
Orientadora: Isabel Cristina
Momento de leitura: A
bonequinha Preta
Autora: Alaíde Lisboa de
Oliveira
1.
Sequência didática: As Tranças de Bintou
2. Área/Componentes Curriculares.
· Português
· Matemática
· Artes
3. Direitos Gerais De Aprendizagem.
3.1
Diferenciar
os diversos gêneros textuais.
3.2
Promover
debates sobre a importância da valorização das diversidades étnicas.
3.3
Compreender
e produzir textos variados.
3.4
Reflexão
e discussão acerca de termos sociais relevantes.
4. Direitos
de Aprendizagem:
4.1
Português
4.2
Perceber
através da história lida As Tranças de Bintou a importância e a valorização de
todas as etnias.
4.3
Promover
a integração existente em cada família respeitando os conceitos determinados
por cada grupo.
4.4
Compreender
a importância da leitura e escrita através da história lida e recontada.
5 Matemática
5.1
Identificar através da história as tranças de Bintou números em diferentes contextos
e funções.
Utilizar
diferentes estratégias para quantificar as missangas das tranças de Bintou.
5.2 Agrupar
pelas cores o número existente de missangas, através de um gráfico.
5.3 Contagem
dos birotes existentes no grupo de crianças da aldeia de Bintou.
6 Arte
6.1
Reconhecer a importância da arte existente na sociedade e na vida do povo da
aldeia de Bintou.
6.2Ultilizar
a variedade de grãos produzidos pelos povos da aldeia para confecção de artesanato.
6.3
Confecções de miçangas feitas com grãos.
6.4 Ultilização
de lã para confecção das tranças.
7 Justificativa
Promover
conexões entre conceitos visando o conhecimento, contribuindo para a formação
crítica, estimulando a criatividade, o prazer pela leitura e promovendo uma
integração dos saberes.
8 Tempo das atividades
8.1 Segunda-feira
· Apresentação da história, autor, ilustrador
e iniciar a leitura da história.
· Atividade de reconto da história
individual.
· Leitura dos recontos e exposição dos
trabalhos no cartaz.
· Trabalhar dentro da história xerocada
a ortografia L som de U.
8.2 Terça-feira
· Pedir que um aluno reconte a história
as tranças de Bintou.
· Escritas das palavras L som de U para
leitura e ditado.
· Correção do ditado trocando os
cadernos com o colega.
· Atividade de matemática contagem,
gráficos, sequência de números.
· Atividade de tarefa trazer: lã,
grãos, palitos tesoura, lata com tampa.
8.3 Quarta-feira
·
Enceramento
da sequência com confecção de missangas utilizando os grãos, confecção das
tranças utilizando as lãs, os meninos farão os instrumentos de chocalho usando
lata palitos grãos.
·
Exposição
dos trabalhos no pátio da escola, com conto das histórias para toda a escola.
9 Materiais
· Cartolina, folha de ofício, lápis de
cor, grafite, cola, lata grãos variados, lã, palito, tesoura outros.
9.1 Atividades
9.2 Leituras, produção, interpretação, ditado.
9.3 Sequência de números gráficos, adição e subtração.
9.4 confecções de artesanatos usando grãos e sucatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário