SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
LIVRO: AS
TRANÇAS DE BINTOU
DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS,
ARTES, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.
ESCOLA MUNICIPAL ELENI BLESA SILVA.
(ITABAI) MACARANI-BAHIA
PROFESSORA:
ROSÂNGELA DUCA DE OLIVEIRA
ORIENTADORA:
ISABEL CRISTINA MOREIRA SANTOS
TURMA: MULTISSERIADA
SETEMBRO DE 2013
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: AS TRANÇAS DE
BINTOU
DISCIPLINAS:
Português, Matemática, Ciências,
Artes, História e Geografia.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Produção compreensão de textos orais e
escritos com finalidades voltadas para a reflexão argumentação, comunicação e
resolução de problemas propostos sobre valores e comportamentos sociais,
planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes
discriminatórias (preconceito racial, preconceito linguístico, dentre outros)
CONTEÚDOS:
Ø Produção
de texto
Ø Problemas
Ø Cultura
africana
Ø Localização
no Mapa-múndi
Ø Corpo
humano
Ø Desenho
OBJETIVOS:
Ø Aprender
a conviver com as diferenças.
Ø Conhecer
aspectos da diversidade cultural africana (costumes).
Ø Perceber
que cada fase da vida tem sua importância e suas características, de acordo com
o contexto cultural de cada país.
JUSTIFICATIVA:
Este
Trabalho destaca a importância do aluno dominar a leitura, compreender o ambiente
natural e social, aprender atitudes e valores de costumes africanos,
identificando diversidades e aspectos culturais relevantes fazendo com que os
alunos se expressem escrita e oralmente.
RECURSOS:
Ø Livro
“As tranças de Bintou” Sylviane Anna
Diouf;
Ø Folha
de ofício; lápis e lápis de colorir,
Ø Mapa-múndi.
(Globo)
Ø Vídeo
“As tranças de Bintou.”
ATIVIDADES:
SEGUNDA-FEIRA:
LÍNGUA PORTUGUESA
Ø Apresentação
do vídeo: “As tranças de Bintou.”
Ø Organizar
a turma em semicírculo para leitura do livro, “As tranças de Bintou.”
Ø Espaço
para questionamento do conto e discussão
.
Ø Lançar
perguntas como:
O
lugar onde vive a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos?
Pela
leitura do livro, podemos perceber que diferenças entre a vida de Bintou e a de
vocês? E que semelhanças?
Por
que ela não podia ter tranças?
Que
coisas meninos e meninas que vivem aqui não podem fazer?
O
maior desejo de Bintou era poder usar tranças. E o seu maior desejo, qual é?
Montar
com eles um envelope de desejos.
Depois
de montado, pedir que cada criança retire um desejo aleatoriamente e leia para
a turma. Por último, pedir que escrevam uma história sobre o seu maior desejo.
Organizar
com eles as regras da escrita que não podem ser esquecidas e que serão
avaliadas pelo professor.
Uso
de parágrafos, letras maiúsculas, organização das ideias, início, meio e fim.
TERÇA
- FEIRA: MATEMÁTICA E ARTES
Apresentar
uma das páginas do livro onde aparece Bintou e pedir que façam à contagem do
número de birotes em sua cabeça. E pedir os alunos que criem problemas envolvendo o
número de birotes de Bintou e solucione. Desenhar menina Bintou no papel ofício .
QUARTA
- FEIRA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Utilizando
o Globo mapa, pedir que os alunos localizem a África, identificando os países abrindo
discussão sobre características do continente africano, relatar aos alunos um
breve histórico da participação africana na História do Brasil (colonização,
escravidão, quilombos e libertação dos escravos)
QUINTA
- FEIRA: CIÊNCIAS
Utilizando
um boneco, para localizar partes do corpo e destacar diferenças de cor de pele,
olhos, tipo de cabelo, enfatizando a herança genética de cada um. Em seguida
pedir que os alunos escrevam um pequeno texto descrevendo suas características
físicas.
ESCOLA
MUNICIPAL ELENI BLESA SILVA.
PROFESSORA:
ROSÂNGELA DUCA DE OLIVEIRA
ORIENTADORA:
ISABEL CRISTINA MOREIRA SANTOS
TURMA:
MULTISSERIADA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA DO LIVRO: AS TRANÇAS DE BINTOU
Gostei da adaptação da sequencia original, só faltou vc referenciar de onde foi tirada as ideias.
ResponderExcluir